Atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros já alcança 70% da população de MT

0
19

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) alcança, diretamente, cerca de 70% da população do Estado, por meio de sete comandos regionais, que garantem o atendimento às mais diversas ocorrências, dentre elas os atendimentos pré-hospitalares, que são a principal demanda da instituição.

São 25 municípios-sede, onde estão as bases da corporação, sendo que em 13 deles os primeiros socorros são realizados exclusivamente pelos militares do Corpo de Bombeiros, há várias décadas.

Nas cidades de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, na região Médio Norte do Estado, o atendimento à população é realizado de forma integrada entre a instituição e a Prefeitura, por meio da Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, instalada em 2022 em uma iniciativa conjunta do CBMMT e da Prefeitura de Sinop.

Em outros 11 municípios, o Corpo de Bombeiros atua em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), como em Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara e Campo Verde. Nessas localidades, o Samu está instalado dentro de uma Unidade Bombeiro Militar.

A integração entre as instituições melhora o tempo de resposta e a eficiência nos atendimentos, como já ocorre em Rondonópolis há 15 anos. No município, a Central de Regulação de Urgência do Samu é integrada à estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Os bons resultados observados no município levaram o Estado a implantar o mesmo modelo na Baixada Cuiabana, por meio do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, resultado de uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A cooperação viabilizou a instalação da Central de Atendimento Pré-Hospitalar no Ciosp, neste mês de julho. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros e o Samu passaram a atuar de maneira integrada e coordenada, preservando a operacionalidade do número 192 e otimizando a regulação das ocorrências nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães.

“Os números de ocorrências no Estado demonstram o quanto esse tipo de atendimento tem se tornado uma das missões mais exigidas da corporação. E não será diferente na baixada cuiabana. Nosso compromisso é garantir que a população seja socorrida com rapidez, eficiência e qualidade. Por isso investimos continuamente para a ampliação e melhoria desse serviço e da nossa capacidade de resposta”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Glêdson Bezerra.

Fonte: Governo MT – MT