Bem-Estar Animal checa denúncia de maus-tratos em Cuiabá

0
14
Francinei

A Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA) foi surpreendida ao checar uma denúncia de maus-tratos na manhã desta sexta-feira (04), na região do Coxipó da Ponte. A informação protocolada também chegou a ser divulgada na internet, envolvendo pessoas em situação de rua que estariam com uma cadela e filhotes na praça da região.

Com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a equipe da BEA, liderada pela diretora Morgana Thereza Ens, verificou que o caso era bem diferente da denúncia, pois os animais estavam muito bem cuidados e saudáveis.

“Fomos checar se de fato havia a possibilidade de maus-tratos e, para nossa surpresa, encontramos um casal de pessoas em situação de rua com a fêmea e nove filhotes com poucos dias de vida. As equipes, em conjunto, averiguaram e constatamos que não está havendo maus-tratos. Pelo contrário, eles estão sendo muito bem cuidados, com o apoio inclusive de doações de vacina e ração”, frisou a diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens.

Segundo Morgana, é função da Prefeitura, por meio da BEA, constatar, averiguar e declarar o apoio. “Visamos dar um suporte mais digno para que esses tutores continuem fazendo o trabalho deles. Também quero desmistificar essa denúncia, que acaba se espalhando muito rapidamente na internet, de que, nesse caso, os animais estão muito bem acolhidos por seus tutores”, disse.

Ana Selmy dos Santos Silva, médica veterinária que também integra a equipe da BEA, acompanhou a ação, contribuindo na observação dos animais quanto à necessidade de atendimento ou algum tipo de suporte. Ela considerou apenas ser prudente a castração do cão e da fêmea, e falou sobre a saúde dos filhotes. “Orientamos sobre os vermífugos e, se precisarem de ajuda, podem levar os filhotes para um evento de adoção. Mas o principal é que essa fêmea não procrie novamente. Mesmo se tivermos que levar esses animais e depois devolver, a gente organiza. Os tutores são eles. Apesar de estarem em situação de rua, isso não significa que não possam ter um animal”, explicou Ana Selmy.

Os tutores em questão são Elson Nunes Araújo e Tatiane Gláucia da Silva. Eles têm o hábito de circular pela região da ponte do Coxipó, inclusive indo para debaixo da ponte de ferro (inativa) ao lado da ponte do Coxipó.

A Bem-Estar Animal reforça a importância do uso dos canais oficiais para denúncias, sendo WhatsApp (65) 99207-4318 ou 0800-647-7755, para garantir que os casos recebam a atenção e o encaminhamento corretos.

CARTÃO DE VACINA

Segundo Elson, seis dos nove filhotes já têm donos. “Mas eu ainda não posso entregar porque eles não abriram os olhos e ainda estão mamando. Então, tem que esperar”, declarou.

No caso da fêmea adulta e do cão, além de esbanjarem saúde, são tratados com ração que o casal consegue por meio de doações, e possuem cartão de vacinação e cuidados veterinários, também obtidos com apoio voluntário. Segundo Elson, a fêmea tem cerca de 10 anos e esta é a terceira vez que reproduz.

#PraCegoVer

A foto mostra a diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, com um dos fithotinhos nas mãos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT