Bombeiros de MT participam de capacitação da Força Nacional com foco no combate a incêndios florestais

0
21

Bombeiros militares de Mato Grosso participam, ao longo desta semana, de uma capacitação promovida pela Força Nacional de Segurança Pública, com foco na atualização e padronização de técnicas de combate a incêndios florestais. O objetivo é fortalecer a atuação integrada e aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais envolvidos nessas operações.

A Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC Florestal) teve início nesta segunda-feira (14.7) e é realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. Essa é a primeira vez que a capacitação acontece em Mato Grosso e reúne 48 bombeiros militares de diversas regiões do Estado. Todos já são especialistas no combate a incêndios florestais.

As INCs fazem parte das atividades de formação para profissionais que irão atuar em missões da Força Nacional, independentemente da unidade da federação de origem. A formação contínua garante que as equipes estejam preparadas para atuar de forma rápida, segura e eficiente.

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, a capacitação dos militares mato-grossenses é estratégica, sobretudo durante o período de estiagem, quando as condições climáticas se tornam mais propícias à propagação do fogo. Essa capacitação representa mais um esforço da corporação no fortalecimento das ações preventivas e na garantia de uma resposta ágil e eficaz às ocorrências ambientais.

“Estamos iniciando, no Batalhão de Emergências Ambientais, a primeira edição da INC Florestal realizada no Estado de Mato Grosso. Trata-se de uma importante parceria com a Força Nacional de Segurança Pública, que visa à capacitação e ao nivelamento de conhecimento técnico para o combate aos incêndios florestais. Temos aqui 48 bombeiros de todas as regiões do Estado, já especializados na área, que estão aprimorando suas habilidades para atuar com ainda mais eficiência em todo o território mato-grossense”, destacou o comandante.

Durante a capacitação, os militares participam de atividades teóricas e práticas, abordando técnicas específicas de combate a incêndios florestais, princípios de sobrevivência em áreas remotas e simulações de ocorrências em locais de difícil acesso, entre outros temas relevantes. Instruções semelhantes já foram realizadas em Brasília (DF), Cruzeiro do Sul (AC) e Macapá (AP).

O segundo-tenente BM do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Adelson Vales Santos, instrutor da Força Nacional, também ressaltou a importância não somente da capacitação, mas do intercâmbio de experiências proporcionado. Segundo ele, ao final de cada formação, os profissionais estão aptos a atuar em contextos de alta complexidade em diversas regiões do país.

“Estou aqui representando o Estado do Maranhão. Viemos até Mato Grosso para ministrar a INC Florestal. Após a formação, os 48 alunos serão empregados diretamente nas operações de incêndios florestais neste Estado, neste primeiro momento. Mas trata-se de um trabalho coletivo, um reforço, nas atuações futuras em todo o país”, ressaltou o instrutor.

A Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC Florestal) encerra-se na sexta-feira (18.7).

Fonte: Governo MT – MT