Os emplacamentos de veículo novos, considerando automóveis, comerciais leves como picapes e furgões, ônibus e caminhões, caíram em junho.
Na comparação com maio, foram emplacados 5,6% menos veículos, segundo a Fenabrave, que é a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
A entidade ressalta, no entanto, que o sexto mês do ano teve menos dias úteis e essa é a principal explicação para o recuo.
Segundo os dados divulgados, foram licenciadas, em junho, um total de 212.897 unidades
Apesar da queda na análise mensal, os resultados acumulados de 2025 são positivos para o setor.
Nos seis primeiros meses, foram emplacadas 1.143.657 mil unidades, total que é 4,8% maior ao registrado entre os meses de janeiro a junho do ano passado.
Entre todos os veículos emplacados, 1.076.896 foram veículos de passeio e utilitários leves. Nesse recorte e mantendo a análise do semestre, a alta anual chega a 5,05%
Quando entram na conta as motocicletas, os implementos rodoviários e outros veículos, a alta entre um ano e outro é ainda maior, chega a 7%.
E as motocicletas merecem destaque. Apenas em junho, foram comercializadas 179.358 unidades, o que representou crescimento de 8,1% em comparação ao ano passado. Já no acumulado do ano, as vendas beiram 933 mil unidades, avanço de mais de 10% frente a igual período de 2024.