A cidade de Cáceres prepara-se para a grande final da 2ª edição do Encantos da Gastronomia, projeto promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio de Mato Grosso (Senac-MT). O concurso terá o vencedor de prato típico do município revelado amanhã (31), Centro de Eventos ‘Maria Sophia da Silva Leite’, em um evento fechado.
Os finalistas são pratos Maria Isabel por Abadia Helena de Jesus Silva, Carne Seca com Mandioca por Elisabete Duarte Antunes Dutra, e Filé de Pintado à Bororó por Felipe Américo Pereira Leite.
O concurso movimentou a cultura, o turismo e a economia da cidade e encaminha-se para o fim. Os cacerenses tiveram papel fundamental durante todas as etapas, votando e participando ativamente das ações realizadas desde o lançamento da edição.
Para o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, o Encantos da Gastronomia cumpre seu propósito de formar, transformar e valorizar as potencialidades culturais e econômicas das cidades por onde passa.
“O Encantos da Gastronomia é mais do que uma competição culinária. É uma oportunidade de reconhecimento da identidade local, de fortalecimento do turismo por meio da gastronomia e de estímulo à qualificação profissional. Cáceres abraçou essa iniciativa e mostra, mais uma vez, que a culinária é uma das suas maiores riquezas”, destaca Dahmer.
O vencedor terá o seu prato nomeado típico via lei municipal. O intuito do projeto Encantos da Gastronomia é impulsionar o turismo em Mato Grosso, por meio da gastronomia local, ao criar atrativos para quem visita.
A previsão para 2026 é que haja mais duas edições de Encantos da Gastronomia. A primeira cidade já foi selecionada e é Sorriso. A competição é realizada para pessoas físicas ou jurídicas, como restaurantes, bares, lanchonetes, buffets, empresas de catering e demais estabelecimentos relacionados à alimentação, desde que residentes ou estabelecidos na cidade de sua realização.
Serviço
Data: 01/08 – sexta-feira
Horário: 19h
Local: Centro de Eventos ‘Maria Sophia da Silva Leite’ – Cáceres
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)