Apertar o cerco contra o Aedes aegypti. Unir ações e somar esforços para reduzir os casos de arboviroses, como a dengue ou a chikungunya. Provavelmente você já ouviu relatos ou, pior, teve contato direto com esta última doença, com nome diferentão. De origem na língua makonde, falada na Tanzânia, a palavra quer dizer “andar encurvado” ou “aqueles que se dobram”, dada as fortes dores nas articulações, além dos outros sintomas que a doença provoca.
Para que esses relatos deixem de fazer parte da rotina, a Prefeitura segue promovendo ações para combater o mosquito. “Estamos fazendo a nossa parte e contamos com a população para também nos ajudar neste trabalho de manter a cidade livre de focos do mosquito”, destaca o secretário de Saúde, Vânio Jordani.
“Precisamos que nossa comunidade nos ajude nesta tarefa, e, principalmente, evite situações que possam trazer transtornos, como, por exemplo, varrer folhas nas bocas de lobo, ou destinar resíduos fora do período correto”, convida o secretário de Infraestrutura, Transporte e Saneamento, Milton Geller.
Nesta quarta-feira (16 de julho), uma reunião na sede da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), com coordenadores de vários setores, assim como com representantes da Secretaria de Saúde (Semsa), definiu os próximos passos para tornar ainda mais intenso, e certeiro, o trabalho feito para combater as arboviroses.
Mais serviços com a coleta de resíduos sólidos
Pois bem, a partir da próxima semana, no Setor 1, a coleta de resíduos sólidos ganha reforço. Junto ao recolhimento de resíduos sólidos volumosos (móveis e eletrodomésticos velhos e sem serventia) e restos de jardinagem, as demais equipes Sintra farão um “pente-fino” nos setores, com limpeza de bocas de lobo, roçada em terrenos públicos que possam estar sujos, troca de lâmpadas da iluminação pública a tapa-buracos.
Identificação de pontos críticos
O trabalho será feito a partir do mapa de calor fornecido pela Secretaria de Saúde (Semsa), que aponta os pontos com maior incidência de infestação do Aedes. Este mapa é obtido a partir das ovitrampas, também chamadas de armadilhas de oviposição, que são pequenos recipientes de plástico, que servem para que as fêmeas do Aedes coloquem seus ovos.
Poucos dias após a instalação, é feita a substituição da palheta e os ovos são retirados do ambiente pelo agente de endemias, antes que nasçam as larvas do mosquito. A armadilha serve para indicar a presença do inseto no local, a quantidade de ovos produzida por área e, ainda, ajuda a remover os ovos do vetor da natureza.
Ações específicas
Nas áreas com grande circulação de pessoas, como escolas e unidades de saúde, será feito a borrifação residual intradomiciliar (BRI), que consiste na aplicação de inseticida residual em partes das paredes internas de imóveis especiais (IE). O material aplicado, enviado pelo Ministério da Saúde, é seguro à população, animais domésticos e meio ambiente.
Nestes prédios públicos, também será feita uma limpeza minuciosa, dado que, com a seca, diminui a oferta de água ao mosquito, que busca refúgio naquele restinho de água que possa ter ficado na calha, ou mesmo no ralo do banheiro.
Coleta de Resíduos
“Na próxima semana, vamos dar início à quarta rodada da coleta de resíduos sólidos, ou seja, a equipe da Sintra já passou por três vezes em cada um dos oito setores de Sorriso e, a partir de segunda, nossas equipes voltam ao Setor 1, por isso, nosso pedido para que a população já disponibilize, nas calçadas, todos os itens que devem ser coletados”, solicita Milton Geller, titular da Sintra.
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG – antigo Lixão). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DMEG, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.
Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica. A coleta de resíduos sólidos volumosos também não é realizada em empresas.
Tá confundindo as coletas?
Coleta de Resíduos Volumosos: Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Tem alguma dúvida? Entre em contato com o 66 99603 7730.
Fiscalização
No entanto, mais que multar, o objetivo do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) é orientar o cidadão para que Sorriso se mantenha limpa, saudável e boa para se viver. Só não pode ser boa para o Aedes. Tanto que, além de fiscalizar a disponibilização dos resíduos no período correto, o NIF também tem reforçado o trabalho de sensibilizar os proprietários de terrenos baldios a manterem os lotes limpos.
Para tanto, o NIF tem feito mutirões de fiscalização e, antes de aplicar multas em áreas sujas, tem buscado avisar estes proprietários para que façam as roçadas e mantenham as áreas limpas, evitando assim, não apenas a multa, como também a cobrança da taxa de limpeza.
Para fazer isso, o Núcleo também criou uma lista de transmissão, o que permite entrar em contato com os proprietários destes terrenos. Para que o trabalho seja eficiente, os proprietários que alteraram seus contatos devem entrar em contato com o Departamento de Tributação, pelo whatsApp 3545-4707, e atualizar os dados. Quem preferir o atendimento telefônico, pode buscar pelo 3545 4757.
Como denunciar?
Para quem quiser denunciar o descarte irregular de resíduos, bem como terrenos sujos, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização. O atendimento digital já garante a catalogação dos atendimentos, trazendo mais agilidade e eficiência ao trabalho.
Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT