Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Uma reforma na estrutura já existente e a construção de uma quadra de futebol para os estudantes. Essa foi a solicitação apresentada nesta quarta-feira (8) pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) com relação à Escola Estadual Indígena Jula Paré, em Barra do Bugres. A demanda foi encaminhada para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de indicação.
“Estamos pedindo uma atenção especial do governo do estado e da Seduc, com urgência, para que essa reforma seja feita o quanto antes para que os nossos indígenas tenham garantido o direito constitucional à educação de qualidade, em um ambiente seguro e acolhedor”, afirmou o parlamentar.
Além da reforma, o deputado apresentou indicação solicitando a construção de uma quadra de futebol. Segundo ele, o local representará não apenas a ampliação da infraestrutura escolar, mas também um espaço de promoção de importantes políticas voltadas à valorização da juventude indígena, inclusão social e da saúde integral dos estudantes. A valorização do esporte, inclusive, já apresenta resultados aos estudantes: em maio deste ano, a escola se tornou bicampeã dos Jogos Regionais, na categoria de 12 a 14 anos.
“O esporte, reconhecido como ferramenta educativa e de transformação social, contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional de crianças e adolescentes. A ausência de um espaço adequado para a prática esportiva impede a realização regular de atividades físicas e recreativas, o que compromete a qualidade do ensino, especialmente, das disciplinas ligadas à educação física e ao lazer pedagógico”, complementa o parlamentar.
A quadra não será destinada apenas ao uso escolar, segundo Guarnieri. O novo espaço atenderá também à comunidade da aldeia Umutina, promovendo a integração social, o bem-estar da população indígena e a prática esportiva comunitária. Essa iniciativa se alinha às diretrizes da educação integral e à garantia de direitos culturais, sociais e educacionais dos povos originários.
“A construção dessa quadra de futebol ultrapassa a função recreativa. É um investimento estratégico na educação, saúde e valorização das tradições da comunidade Umutina”, concluiu Guarnieri.
Fonte: ALMT – MT