Cine Teatro Cuiabá recebe a abertura de projeto que celebra 25 anos da trajetória artística de Babu 78

0
12
Rai Reis

O Cine Teatro Cuiabá recebe a abertura oficial de projeto que celebra 25 anos de trajetória artística de Adão Silva Segundo, o Babu 78, nesta terça-feira (15.7), a partir da 19h. Na mesma noite, além do lançamento da instalação “25 anos de rua”, o equipamento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) será palco da exibição do documentário “Identidade Babu”.

A programação do projeto inclui ainda “Intervenção Artística Babu 78”, que ocorre na quinta-feira (17), a partir das 17h, na Travessa Aníbal de Toledo, no Centro Norte de Cuiabá. Todo o evento marca os 47 anos de vida do artista que é referência da arte urbana mato-grossense.

Na instalação “25 anos de rua”, o público é convidado para uma imersão sensível pela trajetória do artista. A mostra fica aberta para visitação no foyer do Cine Teatro de Cuiabá até quinta (17), das 8h às 12h e das 14h às 22h.

Dirigido por Leonardo Sant’Ana, o documentário “Identidade Babu” retrata desde os primeiros traços do artista nos becos de Cuiabá até sua projeção nacional, incluindo conquistas como o Prêmio PIPA e o Prêmio Jejé de Oyá. O filme traz depoimentos emocionantes de Babu, artistas, críticos e parceiros. A exibição acontece neste terça (15), às 19h30.

Já na “Intervenção Artística Babu 78”, a proposta é transformar a Travessa Aníbal de Toledo em galeria a céu aberto. A atividade marcada para quinta (17) contará com performances, shows e grafites ao vivo, reunindo artistas visuais, músicos e parceiros da caminhada de Babu 78.


O projeto “Babu 78 Intervenção Urbana” é uma realização do Instituto Iteec Brasil, produzido pela Bemtivi Academia de Arte, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) por meio de emenda parlamentar do deputado Beto Dois a Um.

De acordo com o diretor da Bemtivi Academia de Arte e Produção, Jeferson Bertoloti, o projeto busca não apenas homenagear a força estética da obra de Babu 78, mas também evidenciar o impacto de sua trajetória como arte-educador, ativista cultural e agente de transformação nas periferias cuiabanas.

“Mais do que uma festa, essa programação é um ato de reconhecimento e afirmação. Há 25 anos, Babu 78 transforma muros em manifestos, cores em denúncias e a arte em ferramenta de educação e resistência. Sua obra vai além das artes visuais, é um instrumento de formação, afeto e transformação social”, celebra Bertoloti.

Fonte: Governo MT – MT