SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Os vereadores Dilemário Alencar (União Brasil), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Marcrean Santos (MDB) receberam representantes do coletivo de criatividade e inovação Caminhos Hub, Cláudia Maria Borges e Manoel Divino. Durante a reunião, foi apresentado o projeto, que tem entre suas vertentes o incentivo ao desenvolvimento da agricultura comunitária.
Cláudia explicou que um dos objetivos do projeto é transformar as ideias dos pequenos produtores em iniciativas de impacto, valorizando os pontos fortes de cada comunidade.
“Nós começamos em Chapada. Lá, o principal produto da agricultura familiar é a mandioca. Então, criamos uma linha de cervejas com mandioca e, a partir disso, fomos identificando outros produtos que também poderiam ter valor agregado”, destacou a vice-presidente do projeto.
A empreendedora relatou que, a partir dessa experiência, o grupo passou a desenvolver outros estudos, como a produção de farinha à base de malte, subproduto retirado durante o processo de fermentação da cerveja. “Iniciamos esse piloto como modelo de desenvolvimento territorial baseado na construção de projetos locais”, completou Cláudia.
O professor doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Manoel Divino, responsável pela área de desenvolvimento, qualidade e durabilidade dos produtos, ressaltou que o projeto também promove impactos positivos para o meio ambiente.
“Tivemos a oportunidade de desenvolver alguns produtos a partir de resíduos agroindustriais da região da Baixada Cuiabana. O mais importante é que, com essa abordagem, conseguimos agregar valor, reduzir a geração de resíduos e minimizar o impacto ambiental. Agregar valor, gerar renda, fortalecer a agricultura familiar, tudo isso aliado à ciência e à tecnologia”, explicou.
A presidente da Comissão, vereadora Baixinha Giraldelli, reafirmou seu compromisso com os pequenos produtores da agricultura familiar e garantiu que continuará buscando incentivos financeiros e capacitação para o setor.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT