Como as tarifas anunciadas por Trump essa semana podem impactar o bolso do brasileiro?

0
34
Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta semana a imposição de tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil.

A medida foi comunicada ao governo brasileiro em uma carta enviada pelo mandatário norte-americano, que adotou a taxação como uma retaliação política ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que corre na Justiça brasileira, por tentativa de golpe de estado.

O governo brasileiro reagiu de forma rápida ao anúncio da taxação, afirmando que Brasil usará a Lei da Reciprocidade para responder proporcionalmente às tarifas dos EUA.

O Itamaraty classificou a medida como uma tentativa de “tutela”, ressaltou a Justiça é um poder independente no Brasil e é ela quem faz o julgamento do ex-presidente e reforçou que não cederá a pressões externas

Mas o que muita gente quer saber é: como tudo isso pode afetar a vida do brasileiro?

Especialistas afirma que, inicialmente, a medida pode até ajudar a aquecer a economia, mas o cenário a médio prazo é de pressão inflacionária.

Isso porque, basicamente, a taxa reduz a demanda por exportações brasileiras, provocando queda no fluxo de dólares e valorizando a moeda internacional. Itens cotados em dólar, como combustíveis, produtos agrícolas e eletrônicos, ficam mais caros.

Embora o cidadão brasileiro não exporte nada diretamente, repasses dos custos do câmbio mais alto tendem a aumentar preços de alimentos gasolina, etanol e insumos agrícolas.

Além disso, como muitas grandes indústrias são afetadas, postos de emprego podem acabar sendo cortados, afetando renda familiar.