Conferência de Assistência Social encerra com avanços significativos

0
6
Conferência teve grande participação nos debates e proposições nesta quinta e sexta-feira | Foto: Marcos Miraglia

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, foi encerrada nesta sexta-feira (11), com uma avaliação muito positiva dos resultados alcançados no evento. A perspectiva é que as propostas e deliberações da conferência possam fortalecer a assistência social em Rondonópolis.

A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, a primeira-dama Alessandra Ferreira, externou à reportagem que ficou feliz com o resultado da conferência, que superou em muito as expectativas iniciais. “Esse é um dos momentos mais importantes para a política de assistência social, em que em um mesmo debate, os usuários, a sociedade civil organizada, os representantes dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o poder público dialogaram para avaliar o que já foi realizado e para discutir os desafios atuais e, principalmente, propor ações futuras para a assistência social. Nisso, quero agradecer o apoio do nosso prefeito Cláudio Ferreira, que foi fundamental para esse evento”, afirmou.

Um dos pontos destacados pela secretária foi a expressiva participação na conferência. A previsão era contar com a participação de 400 pessoas e, na realidade, chegou a cerca de 500 pessoas no auditório, debatendo e propondo uma construção futura para assistência social na cidade, com um número muito grande de pessoas que são atendidas pela assistência social. Dessa forma, enfatiza que a Secretaria de Assistência Social e o Conselho trabalharam de forma muito harmônica, o que gerou bons resultados. Outro ponto ressaltado foi a vinda de uma equipe de São Paulo com foco no assessoramento da conferência.

Secretária municipal de Promoção e Assistência Social, a primeira-dama Alessandra Ferreira: “Esse é um momento de gratidão”

A diretora técnica da Vire e Mexe Desenvolvimento de Equipes, a empresa contratada para o assessoramento da conferência, Stela Ferreira, atestou à reportagem que ficou muito impressionada com a capacidade de mobilização que as equipes dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), bem como das várias unidades de assistência social, mostraram ao trazer tanta gente para conferência. “Isso foi algo que brilhou nos nossos olhos. E, de outro lado, acho que o resultado final da conferência nos pareceu que trouxe propostas mais próximas da realidade do município – eu achei que foram propostas muito adequadas”, avaliou.

Conforme Stela Ferreira, no final, o balanço foi de que a conferência foi muito exitosa. Ela também destacou a eleição de uma delegada indígena para a conferência estadual, algo significativo. “Eu acho que o conjunto das pessoas que estiveram aqui esses dois dias foi de muita qualidade”, ressaltou. “O retorno que a gente tem tido é que as pessoas ficaram muito satisfeitas com o modo como ela aconteceu”, reforçou.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paulo Otávio de Moura Simioni, por sua vez, enfatizou para a reportagem o método inovador de conferência que foi executado em Rondonópolis, com um assessoramento técnico de empresa especializada. “Esta inovação nos possibilitou ouvir melhor, entender melhor e trazer propostas melhores para os usuários, assim como para os trabalhadores e as entidades”, acredita.

Conforme Paulo Otávio, a partir de agora, cabe ao Conselho Municipal fazer e ajustar, junto com o governo municipal, a implementação dessas propostas efetivadas e deliberadas em conferência. “É muito positivo o balanço final realmente nesta perspectiva de atendimento e escuta e reflexão, discussão de todos os segmentos desta política de assistência social”, completou.

Realizado no auditório do CIE, os participantes tiveram como tema principal os ‘20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): construção, proteção social e resistência’.

Durante a conferência, também foram eleitos os delegados, com representantes da sociedade civil, do governo municipal e também dos usuários do SUAS, que vão defender as propostas do município nos eventos estadual e nacional.

Diversas atividades marcaram a Conferência Municipal de Assistência Social

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT