O mês de julho começou com clima de festa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Lucas do Rio Verde. A unidade promoveu, nesta Sexta-feira (04), uma festa junina especial para celebrar e fortalecer o vínculo com as famílias e crianças atendidas pelos serviços socioassistenciais.
O arraiá teve de tudo: apresentações culturais com crianças, adolescentes, mulheres e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, comidas típicas como pipoca, canjica e bolo de milho, além de um show com dupla sertaneja que animou o público.
Segundo o coordenador do CREAS, Felipe Henrique, o evento teve como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento e acolhimento das famílias.
“A nossa ideia é exatamente nos manter como uma referência. Como centro de referência, queremos estreitar os laços com os nossos usuários e proporcionar para eles um momento de alegria e descontração”, explicou.
“Mas há também um objetivo mais estratégico, que é fazer com que esses usuários se tornem nossos porta-vozes. Muitos ainda não conhecem os serviços oferecidos pelo CRAS e pelo CREAS. Quando alguém participa de uma festa como essa e compartilha a experiência com vizinhos ou familiares, contribui diretamente para ampliar o acesso da comunidade às nossas ações”, completou.
A coordenadora do Cras I Andreia Aparecida reforçou a importância da aproximação com as famílias.
“Como nós trabalhamos com o fortalecimento de vínculos e das famílias, nosso objetivo é trazer esse aconchego, para que todos se sintam pertencentes ao território. Tivemos apresentações, lanche, música ao vivo, e tudo isso com muito carinho e dedicação das nossas equipes”, comentou.
Liliane de Souza dos Santos, mãe de três filhos atendidos pelas unidades, foi uma das participantes da festa. Ela elogiou a organização e destacou a importância do apoio que recebe da rede de assistência.
“A festa está maravilhosa, muito bem organizada. Sempre que eu preciso de ajuda e venho aqui, eles me atendem com carinho. Já sou acompanhada há bastante tempo, desde o meu filho mais velho, que hoje tem seis anos. Agora é a minha bebê de um ano e cinco meses que é acompanhada pelo programa Criança Feliz”, contou.
A ação foi organizada pelas equipes técnicas do CRAS I e do CREAS e contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação. A festa marcou o encerramento das atividades juninas nas unidades, com a proposta de manter o diálogo aberto com a comunidade e continuar promovendo eventos que incentivem o cuidado coletivo, a solidariedade e o fortalecimento de vínculos familiares.