
A cantora Preta Gil, que morreu aos 50 anos, no último domingo, 20, terá um velório aberto ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia será na sexta-feira, 25 de julho, das 9h às 13h, segundo informações divulgadas pela família da artista na noite desta terça-feira, 22.
“Velório de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, sexta-feira, 25 de julho, das 9h às 13h: cerimônia aberta ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Celebraremos sua vida, arte e legado”, diz a imagem de divulgação da cerimônia.
Mais cedo, Flora Gil, madrasta de Preta e esposa de Gilberto Gil, informou em suas redes sociais que o corpo de Preta segue sem previsão para repatriação. A família ainda resolvia trâmites burocráticos para liberar o corpo para o Brasil.
“Informamos que, neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo de Preta Gil ao Brasil. Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens”, escreveu.
Circuito Preta Gil
Preta Gil em seu 11º ano de desfile com o Bloco da Preta, em 2020
Dois dias após a morte da cantora, a Prefeitura do Rio oficializou a criação do Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, agora parte da programação oficial do carnaval carioca. O decreto destaca a importância de Preta Gil para o carnaval de rua, especialmente com o Bloco da Preta, e reconhece sua contribuição para a valorização do Centro do Rio como espaço cultural. O trajeto do circuito será entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos.
Homenagem do filho
Francisco Gil, único filho de Preta, fez uma homenagem emocionante à mãe. Em publicação nas redes sociais nesta terça-feira, 22, ele compartilhou fotos e um relato da última noite ao lado dela.
Preta Gil e o filho, Francisco Gil Foto: @franciscogil via Instagram
“Na nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. Você segurava minha mão com força… e eu sem entender de onde você tava tirando aquela força”, iniciou. Francisco exaltou o amor da mãe: “O motor da sua vida sempre foi amar e amar sempre foi o seu maior dom. (…) A rede de apoio mais linda, que você construiu.”
Ele também destacou a generosidade de Preta: “Ter o seu amor foi um impacto grande pra qualquer um (…) porque foi você quem me ensinou que o amor não se limita.”
Última foto de Preta Gil com seu filho, Francisco Foto: @franciscogil via Instagram
Na despedida, escreveu: “Você sorriu, e eu nunca vou esquecer desse sorriso. (…) No seu adeus tinha também um até logo.”
Encerrando o texto, Francisco lembrou uma frase de Gilberto Gil: “Que agora venham os 50 bilhões de anos… Estenda-se infinito, mãezinha. A gente que é de axé sabe que a morte não é um fim.”
Morte de Preta Gil
Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental. Nesse período, recebeu a vista de amigos e familiares.