O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realizou, entre 16 e 18 de julho, o Encontro Anual das Agências Municipais de Trânsito. O evento ocorreu no auditório da sede do Detran, em Cuiabá.
Durante os três dias, foram realizadas palestras de temas como: padrões de conduta no atendimento presencial, manual de procedimentos e envio de processos a Ciretran, situações de atendimento que são passadas para o atendimento virtual, transferência digital e assinaturas digitais, processo de vistoria veicular, infração de trânsito e seus desdobramentos, processo de suspensão e cassação de CNH, restituição de taxas e/ou multas, processo de remoção, entre outros temas relevantes para o dia a dia dos servidores que atuam nas agências municipais.
Joirço da Silva atua na agência municipal de Paranaíta e falou sobre a participação no evento. “É um evento de grande valia para nós que estamos no interior, que levamos serviços do Detran à população que fica longe da Capital. Aprimorar nosso conhecimento é de suma importância, e quem ganha é a população, com a melhora da qualidade dos serviços prestados nas agências”, falou.
Conforme o diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Alessandro de Andrade, o encontro é uma oportunidade de realizar um alinhamento das informações pertinentes ao Detran para os representantes das agências municipais.
“Com esse evento conseguimos trazer os servidores das agências municipais que atendem municípios onde não temos Ciretrans, para que possamos manter um diálogo mais próximo e com informações padronizadas para todos sobre os processos e procedimentos do Detran”, disse o diretor.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destacou a importância das agências municipais para a execução dos serviços do Detran no Estado. Segundo ele, atualmente, a sede e as Ciretrans atendem 90% da frota do Estado, e as agências municipais 10% da frota. Atualmente, Mato Grosso conta com uma frota de 2.813.691 veículos.
“Por meio de termos de cooperação com as prefeituras municipais conseguimos levar serviços do Detran para municípios do Estado onde não temos Ciretrans, aproximando o Detran da população e evitando o deslocamento dos cidadãos para outros municípios para realizar serviços da Autarquia”, destacou.
Atualmente, 60 municípios do Estado contam com agências municipais conveniadas. Esses municípios firmaram termo de cooperação com o Detran para prestação de serviços de veículo e/ou habilitação.
Fonte: Governo MT – MT