A Prefeitura de Diamantino realizou no sábado (28.06), o 1º Festival de Bandas e Fanfarras do município, o evento aconteceu na praça do Bairro Buriti e reuniu 26 bandas e fanfarras de 22 municípios do estado de Mato Grosso, em uma noite dedicada à música, cultura e integração entre as cidades.
Durante o festival, o público acompanhou 26 apresentações musicais, com coreografias e repertórios variados. O evento atraiu a atenção da comunidade diamantinense, que prestigiaram as apresentações.
O 1º Festival de Bandas e Fanfarras, teve como objetivo promover a valorização da música instrumental, incentivar a formação cultural de crianças e jovens, fortalecer o intercâmbio entre os municípios, além de resgatar tradições que fazem parte da história das escolas e comunidades.
O prefeito Chico Mendes agradeceu a presença das delegações e destacou o festival como uma ação de resgate cultural.
“Agradecemos aos 22 municípios que estiveram em Diamantino. O festival é um importante resgate da cultura local e regional, além de ser um incentivo para que mantenhamos vivas as tradições que marcam a história de muitas gerações.”
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Sandra Baierle, afirmou que o evento reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento das manifestações culturais.
“Nosso foco é promover a cultura em todas as suas formas, seja por meio da preservação do patrimônio histórico, como também incentivando eventos como este, que valorizam as fanfarras e o trabalho de base desenvolvido nos municípios.”
A professora Janete de Lara, coordenadora da fanfarra Dragões do Norte, de Boa Esperança do Norte, município mais recente do estado, elogiou a estrutura oferecida aos grupos visitantes.
“Para nós é uma honra ter recebido o convite de Diamantino para participar do festival. A organização nos recebeu muito bem, com água, alimentação e todo o apoio necessário. Parabéns à Prefeitura.”
Morador do Bairro Buriti, Diogo Ferreira Rodrigues destacou a importância de ações culturais na região e a valorização da história das fanfarras.
“Diamantino precisava de um espaço como este para a realização de eventos. O festival no Buriti foi muito positivo. Relembrei o tempo em que participei de fanfarras na escola.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT