O edital Cinemotion de Produção Audiovisual (edição Lei Paulo Gustavo), que foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), ajudou a viabilizar a primeira produção de Mato Grosso a concorrer no Festival de Cinema de Gramado. Dirigido pelo cuiabano Bruno Bini, o longa-metragem “Cinco Tipos de Medo” é um dos seis escolhidos para a mostra competitiva do evento de cinema que é um dos mais importantes do país.
Entre mais de 140 inscritos, o filme mato-grossense foi selecionado para disputar o troféu Kikito, símbolo máximo do Festival. A conquista é considerada um marco para o audiovisual mato-grossense.
A atriz Bella Campos é a protagonista da trama em que cinco pessoas aparentemente desconectadas vêem suas vidas colidirem num caminho sem volta. Fazem ainda parte do elenco os atores João Vitor Silva, Ba´rbara Colen, Jonathan Haagensen, Rui Ricardo Diaz, Rejane Faria, além de Xamã. A produção é da Plano B Filmes e coprodução, da Druzina Content.
Inspirado em acontecimentos reais, o longa retrata a violência vivida pelos moradores do Jardim Novo Colorado, na periferia de Cuiabá, em 2007. Na ocasião, os habitantes da região se reuniram para pagar a fiança de Sapinho, traficante e morador da comunidade que garantia a segurança de todos ali.
Com gravações em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, o filme começou a ser produzido em setembro de 2023. A previsão de lançamento nas salas de cinema é no segundo semestre de 2025.
O festival de Cinema de Gramado é o evento cinematográfico mais tradicional e longevo do Brasil. Criado em 1973, o festival acompanhou todas as fases do cinema brasileiro. Em 1992, com a sua internacionalização, ele passou a incorporar a produção ibero-americano em sua programação, atraindo diversos cineastas, produtores e atores de renome internacional.
O Edital Cinemotion/ Produção audiovisual
Com investimentos de R$ 16 milhões, o edital ajuda a viabilizar a produção de quatro longas-metragens de ficção, um longa documentário, um longa de animação e mais quatro minisséries.
Além de “Cinco Tipos de Medo”, os outros filmes de ficção selecionados no edital promovido pela Secel são “Ensaio Sobre a Verdade”, “Mãe Bonifácia” e “O menino que carregava água na peneira”.
Fonte: Governo MT – MT