quarta-feira, 16 julho 2025
Início Cidades Sorriso Educação permanente fortalece atuação e integração das equipes do SAMU

Educação permanente fortalece atuação e integração das equipes do SAMU

0
9
Texto: Janaína Oliveira Fotos: Samu
Promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sorriso reforça o compromisso com a qualidade do atendimento pré-hospitalar por meio de um modelo constante de educação permanente, desenvolvido internamente durante os plantões. Atualmente, o serviço conta com quatro equipes fixas: leões, Castor, Fênix e Águia, que participam ativamente da construção e condução das capacitações.

Cada equipe é responsável, em sistema rotativo, por conduzir um tema baseado nos manuais do SAMU (Suporte Básico e Avançado), no livro PHTLS e em materiais científicos atualizados, promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais. As atividades são dinâmicas, práticas e abrangem diferentes áreas da atuação em urgência e emergência, fortalecendo não só o conhecimento técnico, mas também os laços de confiança e cooperação entre os trabalhadores da Base Descentralizada do SAMU de Sorriso.

Entre os temas abordados recentemente estão:

Estudo sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC);

Estudo sobre Crises Hipertensivas;

Estudo sobre intoxicação por medicamentos depressores do SNC(sistema nervoso central);

Operações básicas de ventilador mecânico para transporte;

Técnicas de imobilização com cordas;

Abordagem sobre ritmos chocáveis e não chocáveis;

Práticas de RCP (Reanimação Cardiopulmonar).

O diferencial, segundo a coordenadora da Base, enf.ª Marisa Antunes Lauermann, está na participação multidisciplinar: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores na gerência dos encontros. A troca de saberes valoriza os diferentes papéis dentro do atendimento de urgência e emergência, promovendo uma formação horizontal e integradora entre a equipe.

“Teoria e prática caminham juntas e aqui todos são aptos a compartilhar conhecimento. O médico pode abordar uma patologia, o condutor fala sobre segurança e sinalização, o enfermeiro discute os cuidados e condutas. A estratégia visa manter as equipes atualizadas, preparadas e integradas, valorizando o trabalho coletivo e aprimorando a qualidade do atendimento prestado à população”, destacou Marisa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT