Nova pesquisa da Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra que o presidente Lula está na frente em todos os cenários de 1º turno para a eleição de 2026.
Nas simulações de 2º turno, ele também aparece à frente de todos os nomes testados, exceto de Tarcísio de Freitas, governador do estado de São Paulo, com quem empata dentro da margem de erro.
Na pesquisa anterior, o cenário de um eventual segundo turno era diferente: Lula estava empatado com Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle Bolsonaro e Eduardo Leite.
Analistas avaliam que as recentes polêmicas envolvendo o “tarifaço” de Trump teriam afetado negativamente principalmente Bolsonaro e Tarcísio.
Ainda de acordo com a pesquisa, que ouviu 2.004 pessoas em 120 cidades, entre 10 e 14 de julho e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, a rejeição à candidatura de Lula caiu de 66% para 58%.
O levantamento também perguntou se Jair Bolsonaro deveria abrir mão de uma eventual candidatura e apoiar outro candidato e 62% dos entrevistados concordaram.
Além disso, entre os bolsonaristas, 33% preferem Michelle como candidata; entre direitistas não bolsonaristas, 33% apoiam Tarcísio.