quarta-feira, 9 julho 2025
Início Cidades Sorriso Em nova rodada de negociações, NIF estabelece prazo final para limpeza da...

Em nova rodada de negociações, NIF estabelece prazo final para limpeza da rede elétrica

0
11
Texto: Nádia Mastella
Município foi dividido em seis setores, e multas podem ser aplicadas a partir de agosto

Organizar, normatizar, prevenir, e, desta forma, garantir que a rede elétrica não se torne um emaranhado de fios e cabos, o que, além de prejudicar a paisagem, pode resultar em acidentes. No início desta semana, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) promoveu uma série de reuniões com representantes da concessionária de energia elétrica do Estado, a Energisa, e com integrantes de empresas de telecomunicação.

Em pauta, a definição de um cronograma para a limpeza de toda a rede, por meio da divisão em seis setores, assim como a regularização de todos os provedores junto à concessionária. Pelo estabelecido, até agosto, o primeiro, dos seis setores, deve estar com a rede 100% regularizada. Caso isso não seja cumprido, em agosto o NIF pode já multar e penalizar a concessionária, dado que cabe a ela definir quem pode e quem não pode compartilhar a estrutura.

O prazo final para a regularização de todos os seis setores termina em janeiro de 2026, quando qualquer tipo de desobediência à regra pode ensejar à aplicação de multa de até R$ 11 mil por poste flagrado com ocupação clandestina da rede.

“Nosso objetivo é atuar de maneira assertiva, por meio do diálogo e da soma de esforços, para não precisar aplicar punições, mas, se elas forem necessárias, serão sim aplicadas”, destaca o coordenador do NIF, Gabriel Alves Rodrigues Neto.

Secretário da Cidade, pasta à qual o NIF está ligado, Jan Assad Lahham acrescenta que todo o processo está sendo conduzido de maneira clara e participativa. “Estamos atentos a esta situação e, de forma integrada e participativa podermos resolvê-la definitivamente”.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT