Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Empaer promove reestruturação digital e amplia atuação técnica no campo

Assessoria Empaer

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) passa por uma reestruturação com foco em inovação tecnológica, eficiência na gestão de recursos públicos e expansão da assistência técnica às famílias da agricultura familiar. As mudanças fazem parte de um pacote de modernização e marca uma nova fase na história da empresa pública.

Entre as principais inovações está o lançamento da plataforma GeoEmpaer, que permite à população acessar informações atualizadas e transparentes sobre todos os imóveis da autarquia. Desenvolvida com tecnologia Power BI, uma ferramenta muito utilizada por empresas, governos e organizações que precisam tomar decisões baseadas em informações precisas. A tecnologia é financiada integralmente com recursos próprios, representando um salto de 30 anos na gestão patrimonial da empresa.

“O GeoEmpaer reúne dados como georreferenciamento, uso atual, localização, cedência a prefeituras e histórico de cada imóvel. É um marco para o controle patrimonial da Empaer”, destacou o diretor-presidente da empresa, Suelme Evangelista Fernandes.

A diretora de Administração Sistêmica, Flávia de Souza Almeida, reforçou que a nova ferramenta também contribui para prevenir invasões e depredações, ao reunir toda a documentação das propriedades em dossiês organizados. A plataforma já está disponível ao público no site oficial da Empaer.

Outro destaque da reestruturação é a atualização do Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento das Atividades (Sagae), originalmente criado em 2019. A versão 2025 do sistema foi reformulada para ser mais leve, segura e funcional, com foco em regiões de baixa conectividade. Desenvolvido em parceria entre a equipe de TI da Empaer e técnicos das áreas de assistência técnica, pesquisa e fomento, o projeto contou com recursos do Programa REM.

Com cerca 18 mil propriedades cadastradas, o Sagae oferece funcionalidades como o rastreamento de análises de solo feitas nos laboratórios da Empaer e geração de relatórios detalhados com tecnologia de Business Intelligence (BI).

“A plataforma é essencial para mensurar os resultados da assistência técnica e fomentar decisões estratégicas baseadas em dados”, explica o técnico de Administração Sistêmica, Eder Antônio da Silva.

Para fortalecer ainda mais a presença da Empaer no campo, a Seaf implementou, em 2025, um novo modelo de parceria com 16 prefeituras do Estado. Foram investidos R$ 3,6 milhões na cessão de 16 caminhonetes Hilux, que agora garantem mais mobilidade aos extensionistas da Empaer, responsáveis por atender cerca de 14 mil famílias da agricultura familiar. Os veículos serão utilizados exclusivamente para assistência técnica rural, com manutenção sob responsabilidade das prefeituras.

A secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, ressaltou a importância da iniciativa. “Essa ação é histórica e mostra que, quando há união entre Estado e municípios, quem ganha é o produtor de pequena escala”, afirmou.

Com as ações integradas, a Empaer reforça seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável, alinhando estrutura, planejamento e tecnologia à sua missão institucional. “A empresa pública vive um novo momento, com mais estrutura, planejamento e tecnologia para atender melhor quem vive no campo. Essa transformação é parte fundamental da nossa missão”, concluiu o presidente Suelme Fernandes.

Fonte: Governo MT – MT

Sair da versão mobile