Durante as férias escolares, cerca de 120 profissionais da área de alimentação escolar da rede municipal de Lucas do Rio Verde participaram de uma semana formativa. O objetivo é aprimorar os conhecimentos dos servidores e testar novas receitas que serão incluídas no cardápio da merenda escolar no segundo semestre do ano letivo.
Participaram da formação merendeiras, auxiliares de cozinha e padeiros do Município. Essa foi organizada pelos nutricionistas Rosalia Bragagnolo, Vania Haraki, Viviane Lima e Wender Jr.
“Nossa equipe prepara diariamente a merenda para mais de 14 mil alunos da rede municipal. Este momento de formação é fundamental, pois buscamos oferecer uma alimentação escolar cada vez mais saudável, com mais qualidade e segurança, além de inovar as receitas do cardápio”, contou a nutricionista Rosalia Bragagnolo.
O início do treinamento foi marcado pela apresentação da nutricionista da Vigilância Sanitária, Any Rodrigues sobre o tema “Boas práticas de Manipulação de Alimentos”.
Com objetivo de conscientizar os profissionais sobre o desperdício de alimentos, a capacitação também contou com a apresentação do projeto Xô Desperdício, desenvolvido pela Escola Vinícius de Moraes, e apresentado pela professora Katia Mundim.
Já a separação correta dos resíduos foi abordada na apresentação da coordenadora do projeto Lixo Zero, Gilneia Mello.
Os organizadores também se preocuparam em tratar sobre saúde mental e relações interpessoais no trabalho com os servidores. Para isso, a psicóloga Veronice do Nascimento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Lucas do Rio Verde e sua equipe orientaram um círculo de paz sobre “Comunicação do trabalho”.
Nesse sentido, a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar Especializado Anjos da Escola, Carolina Manginelli, abordou sobre “Comunicação Assertiva”.
Além disso, foi preparada uma capacitação especial para os novos profissionais da equipe de alimentação escolar. Essa contou com uma exposição sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), alergias e intolerâncias alimentares.
Para finalizar a capacitação, os servidores participaram de uma aula prática e degustação das preparações que serão incluídas nesse próximo semestre no cardápio escolar. Dentre as receitas testadas estavam: picadinho suíno a carioca, arroz caipira com carne suína, dueto de carne suína com batata-doce, carne suína a indiana e vatapá de frango.
Merendeira da rede municipal há 18 anos, Antônia Salustriano ressaltou a importância das formações para atualizar os conhecimentos e as preparações.“É muito importante, porque quanto mais aprendemos, melhor sabemos lidar com as demandas das crianças. Espero que sempre haja capacitações e pessoas dispostas a nos ensinar novas receitas.”
Alessandra Santa Rosa está na função de merendeira há 3 anos e destaca o carinho pela profissão. “Eu amo cozinhar para as crianças. É tão bom quando passamos a manhã toda naquela correria para entregar a refeição, e depois vêm os elogios e os abraços dos pequenininhos. É uma sensação muito boa. Me sinto muito feliz por estar nessa profissão.”