Escola de Governo oferta 300 vagas para o curso Saúde Mental na Administração Pública

0
10
300 vagas Crédito - Ingrid Camolesi

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo, abriu nesta segunda-feira (7.7) as inscrições para a capacitação intitulada “Saúde Mental na Administração Pública”. São 300 vagas exclusivas para servidores públicos estaduais.

As inscrições devem ser feitas até 27 de julho. O curso será ofertado na modalidade de ensino a distância (EaD).

O treinamento vai capacitar os servidores públicos para reconhecer fatores que impactam a saúde mental, oferecendo ferramentas para lidar com as causas de adoecimento psíquico dentro do ambiente de trabalho, além de proporcionar estratégias de intervenção e suporte.

A gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Seplag, Sandra Silvério, destaca que a iniciativa busca a promoção do bem-estar dos servidores, contribuindo também para melhorar o desempenho e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

“Um curso de saúde mental é fundamental para promover o bem-estar no trabalho, prevenir afastamentos em decorrência de doenças do trabalho, reduzir o absenteísmo e fortalecer relações saudáveis por meio da inteligência emocional”, explica.

Segundo ela, o curso está alinhado à Política Estadual de Saúde e Segurança do Trabalho, bem como às demais políticas públicas e normas constitucionais voltadas à saúde do trabalhador.

A servidora pública do Gabinete de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Sueli Queiroz, participou da última edição do curso e ressalta a relevância da formação para refletir sobre práticas de autocuidado.

“O curso de saúde mental me ajudou a pensar em autocuidado, tópico que eu não estava dando muita importância”, afirma a servidora, acrescentando que a aprendizagem adquirida refletiu positivamente também em outros campos da sua vida.

O curso está estruturado em quatro módulos: introdução à saúde mental no trabalho, impactos à saúde mental, estratégias de intervenção, suporte e autocuidado e construção de uma cultura organizacional de suporte à saúde mental.

Os participantes que cumprirem os requisitos, como frequência e atividade, receberão certificado de 20 horas-aula.

Para se inscrever e obter mais informações, clique neste link.

*Com supervisão de Inácio de Paula

Fonte: Governo MT – MT