EUA reduzem área plantada de algodão em 10% em 2025, mas 51% das lavouras estão em boas condições

0
11
Área plantada com algodão nos EUA recua em 2025

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou nesta terça-feira (1º) o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, com dados atualizados sobre a safra de algodão de 2025. Segundo o relatório, a área total plantada nos Estados Unidos está estimada em 10,1 milhões de acres, o que representa uma redução de 10% em relação ao ano anterior.

Queda atinge algodão upland e Pima

O relatório destaca que a área dedicada ao algodão de terras altas (upland) deve alcançar 9,95 milhões de acres, recuo de 9% ante 2024. Já para o algodão Pima, cultivado principalmente no Oeste do país, a estimativa é de 171 mil acres, representando uma queda ainda mais acentuada, de 17% em relação ao ciclo anterior.

Plantio praticamente concluído

Até 29 de junho, o plantio da safra havia sido concluído em 95% da área estimada, número que fica dois pontos percentuais abaixo de 2024 e três pontos abaixo da média dos últimos cinco anos, de acordo com o USDA.

O boletim também informa que 40% da lavoura já atingiu o estágio de quadratura (formação de botões florais), um ponto atrás do mesmo período de 2024, mas três pontos acima da média histórica.

Além disso, 9% da área cultivada já apresentava formação de cápsulas, fase seguinte do desenvolvimento, o que representa dois pontos percentuais a menos que no ano anterior, mas em linha com a média dos últimos cinco anos.

Condições da lavoura apresentam melhora

Apesar da redução na área cultivada, o relatório mostra uma melhora nas condições gerais da safra. Segundo o USDA, 51% da lavoura de algodão foi classificada como boa a excelente, avanço de quatro pontos percentuais em relação à semana anterior.

Esse indicador positivo reforça o potencial de uma safra de boa qualidade, mesmo diante da menor área plantada, e sinaliza boas perspectivas para o mercado norte-americano de algodão ao longo do ano.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio