Nova edição celebra potencial agropecuário da região
A segunda edição do evento Pampa em Evolução – Conhecimento, Negócios e Sustentabilidade acontecerá entre os dias 6 e 8 de agosto, no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, em Dom Pedrito (RS). A feira reunirá produtores, especialistas, empresas e entidades do setor para discutir temas fundamentais da agropecuária moderna no bioma Pampa.
Temas em pauta: da pecuária ao crédito de carbono
O evento contará com uma programação diversificada voltada a temas como pecuária, sustentabilidade, irrigação, sistemas integrados, crédito de carbono, inovação, gestão, clima, turismo rural e educação no campo.
Dom Pedrito: destaque estadual na soja e na pecuária
O município de Dom Pedrito é referência agrícola no Estado, liderando o cultivo de soja com a maior área plantada do Rio Grande do Sul. Em 2023, foram 160 mil hectares, crescimento de 138,8% em relação aos 67 mil hectares registrados em 2013. A produção supera outras culturas como arroz e milho.
Na pecuária, o município também se sobressai com um rebanho de 350 mil bovinos e 100 mil ovinos, sendo polo de genética de raças como Angus, Hereford e Braford, além de equinos Crioulos e ovinos. O sistema produtivo se baseia no pastoreio em campos nativos do bioma Pampa, complementado por áreas com integração lavoura-pecuária.
Palestra internacional com ex-ministro do Uruguai
Um dos destaques da programação é a palestra de Fernando Mattos, ex-ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, que falará sobre “O futuro da pecuária: oportunidades e desafios”.
Segundo Mattos, o Brasil transformou sua posição no cenário global, saindo de maior importador de carne em 1985 para se tornar o maior exportador de carne bovina e de frango, além de estar entre os líderes na exportação de suínos. Ele atribui esse avanço ao clima favorável, qualidade genética, qualificação dos produtores e inovações na pecuária e indústria frigorífica.
Alerta sobre febre aftosa e acesso a mercados
Apesar dos avanços, o ex-ministro alerta para os riscos sanitários do fim da vacinação contra a febre aftosa no Brasil. Embora o país tenha o status de livre da doença sem vacinação, ele lembra que Uruguai, Bolívia, Colômbia e Venezuela ainda preocupam com possíveis focos.
Mattos também destaca que a manutenção da vacinação no Uruguai garante maior acesso a mercados exigentes, enquanto o Brasil enfrenta restrições, como a proibição de exportar carne com osso para Israel, ou carne de animais mais velhos para a China, além da ausência nos mercados do Japão e Coreia do Sul.
Parcerias e apoio institucional
O evento é promovido pela Associação e Sindicato Rural de Dom Pedrito, Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, Sebrae e Prefeitura Municipal. Conta ainda com o apoio de instituições como Senar, Farsul, Embrapa e Unipampa, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor agropecuário da região.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio