A exposição Coisa de Preta, que contará com oficinas, rodas de conversa, exposição de 20 mulheres pretas cuiabanas e outras atrações culturais, ocorre a partir desta sexta-feira (25.7), às 19h, na Casa das Pretas, em Cuiabá. A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Viver Cultura-Identidades, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
A ação celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em Cuiabá, honrando a presença e a potência de 20 mulheres pretas cuiabanas, que foram registradas pelas lentes da educadora e fotógrafa Míria Ramos, que também é a proponente do projeto.
Entre as mulheres fotografadas, estão Alexssânia, Andreilza, Cristiane, Danielle, Edivana, Elaine, Elen, Fernanda, Flávia, Irene, Jacy, Janielly, Júlia, Kamilla, Karla, Nathally, Paloma, Rapper Azul, Rita e Sandra.
O evento tem o objetivo de fortalecer narrativas autorais e dar visibilidade às experiências que atravessam o cotidiano das mulheres negras em seus territórios de existência e (re)existência.
A exposição, ainda, terá a oficina Fios Ancestrais entre segunda-feira (28.7) e quarta-feira (31.7), às 19h. A oficina ensinará artes manuais como fotografias bordadas, grafismos ancestrais e manualidades afro-brasileiras – clique aqui para se inscrever.
Além disso, também haverá rodas de conversa que explorarão os desafios e as experiências das mulheres negras no cotidiano, no sábado (26.7) e na sexta-feira (1.8), às 19h. As demais atividades da programação não precisam de inscrição.
Serviço:
Exposição Coisa de Preta
Data: 25 de julho a 2 de agosto
Local: Casa das Pretas
Entrada gratuita
Confira a programação:
25/07
Abertura
19h – com Míria Ramos e Antonieta Costa
26/07
Roda de Conversa
19h – com Míria Ramos e Julianne Caju
28 a 31/07
Oficina Fios Ancestrais
19h – com Alice Pereira, Antonieta Costa e Kaya Agari
01/08
Roda de Conversa
19h – com Míria Ramos e Julianne Caju
02/08
Encerramento
19h – com Míria Ramos e Alice Pereira
Participação Especial: Grupo Buriti Nagô
Fonte: Governo MT – MT