Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Feromônios revolucionam controle da lagarta‑do‑cartucho e podem elevar produtividade do milho em até 120 sacas/ha

Ameaça crescente à produção de milho

A lagarta‑do‑cartucho (Spodoptera frugiperda) continua entre os maiores desafios da cultura do milho no Brasil. Com alta capacidade de dispersão e reprodução, a praga causa perdas que variam de 15 % a 60 % conforme o estágio da planta e o nível de infestação. Relatórios da safra 2024/25 apontam pressão crescente em Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Feromônios: controle comportamental preventivo

Para conter o avanço da praga, ganha destaque o uso de feromônios, substâncias naturais que confundem os machos, dificultando o encontro com as fêmeas e reduzindo o número de novas gerações.

“A confusão sexual diminui os danos nas lavouras e melhora a produtividade”, explica Alexandre Frateschi, diretor de Plant Health da FMC.

Sofero™ Fall: solução pulverizável e seletiva

A FMC lançou o Sofero™ Fall, formulado com feromônio específico para Spodoptera frugiperda. Os principais diferenciais são:

  • Alto grau de seletividade — preserva inimigos naturais.
  • Microencapsulação patenteada, que aumenta a estabilidade e prolonga a ação.
  • Integração simples aos programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Resultados de campo na safra 2024/25

Em mais de 40 áreas demonstrativas (MT, BA, MG e GO), o Sofero™ Fall, aplicado junto às práticas usuais do produtor, proporcionou incremento de 60 a 120 sacas/ha. “É uma nova forma de proteger a lavoura, priorizando a prevenção com responsabilidade ambiental”, destaca Frateschi.

Resistência a inseticidas e demanda por sustentabilidade

A lagarta‑do‑cartucho já demonstra resistência a diversos inseticidas convencionais, reforçando a busca por alternativas. Segundo Frateschi, o Sofero™ Fall atende:

  • Crescentes desafios de resistência nos programas de manejo.
  • Exigências dos mercados consumidores por práticas agrícolas mais responsáveis.
  • Metas de sustentabilidade da agricultura moderna.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Sair da versão mobile