Fertilizantes: esclarecendo mitos e verdades para uma agricultura sustentável

0
12
Papel fundamental dos fertilizantes na agricultura

Os fertilizantes são essenciais para garantir a produtividade agrícola ao fornecer ao solo os nutrientes necessários para o desenvolvimento das culturas. Apesar da importância, ainda circulam muitos equívocos sobre seu uso. Luís Schiavo, CEO da Naval Fertilizantes, esclarece os principais mitos e verdades que envolvem esses insumos, fundamentais para a produção global de alimentos.

Fertilizantes e agrotóxicos não são a mesma coisa

Mito: Fertilizantes e agrotóxicos são frequentemente confundidos, mas têm funções distintas. Os fertilizantes, orgânicos ou inorgânicos, nutrem as plantas, enquanto os agrotóxicos, também chamados defensivos agrícolas, têm papel de proteger as culturas contra pragas e doenças, sendo compostos principalmente químicos.

Fertilizantes e adubos têm o mesmo objetivo

Verdade: Ambos servem para nutrir as plantas, porém apresentam diferenças na composição. Fertilizantes inorgânicos possuem formulações precisas de nutrientes, recomendados para corrigir deficiências em solos pobres. Já os adubos podem ter composição variável, dependendo da origem orgânica ou inorgânica.

Fertilizantes orgânicos não são sempre melhores que os inorgânicos

Mito: Não existe um fertilizante “melhor”, mas o mais adequado para as necessidades da planta. A fertilização orgânica melhora a biodiversidade do solo e a retenção de água e nutrientes, enquanto a inorgânica oferece altas concentrações de nutrientes, facilitando o transporte e aplicação.

Excesso de fertilizantes prejudica as lavouras

Verdade: O uso excessivo de nutrientes pode causar desequilíbrios, com efeitos negativos para as plantas, pois a absorção excessiva de um nutriente pode bloquear a absorção de outro, prejudicando o desenvolvimento da cultura.

Fertilizantes não são prejudiciais ao meio ambiente quando usados corretamente

Mito: Problemas ambientais relacionados a fertilizantes ocorrem somente quando há uso inadequado. Seguir os princípios dos 4Cs — fonte certa, dose certa, hora certa e local certo — garante que os fertilizantes cumpram seu papel sem causar danos ambientais.

Fertilizantes não fazem mal à saúde humana

Mito: Os nutrientes presentes nos fertilizantes são os mesmos que compõem plantas, animais e seres humanos. Por exemplo, o nitrogênio é essencial para proteínas nos músculos humanos, e o fósforo compõe ossos e dentes. Portanto, o uso correto de fertilizantes não representa risco à saúde.

Fertilizar com responsabilidade é chave para uma agricultura produtiva, sustentável e segura para o meio ambiente e a população.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio