A Secretaria de Planejamento realizou, na tarde de terça-feira (16), uma audiência com a equipe administrativa da Prefeitura de Cuiabá para discutir a elaboração do Plano Plurianual, que vai detalhar as ações do Poder Executivo no período de 2026 a 2029, pautado pelo plano de governo do prefeito Abilio Brunini.
A apresentação dos dados financeiros pelo secretário de Planejamento, Nivaldo Carvalho, ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Também foram discutidas a consolidação do PCA (Plano de Contratação Anual), a elaboração do PTA (Plano de Trabalho Anual), a consolidação do QDD (Quadro de Detalhamento da Despesa) e a elaboração do QDR (Quadro de Detalhamento da Receita).
Por força da Lei Orgânica do Município, o Plano Plurianual deve ser encaminhado até o final de agosto e, no final de setembro, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa as despesas das secretarias municipais para o ano seguinte.
“É um compromisso da gestão ter equilíbrio fiscal para impulsionar investimentos e atender às demandas sociais, que são urgentes”, explica o secretário Nivaldo Carvalho.
Participaram da audiência que detalhou as contas públicas os seguintes secretários municipais:
-
Marcelo Bussiki (Economia)
-
Jefferson Neves (Esportes)
-
Coronel Francyanne Siqueira Chaves (Segurança Pública)
-
Juliana Palhares (Ordem Pública)
-
Fernando Medeiros (Turismo)
-
Vicente Falcão (Agricultura e Trabalho)
-
Alessandro Borges (Defesa Civil)
-
Lucia Helena Barboza Sampaio (Saúde)
-
José Afonso Portocarrero (Meio Ambiente)
-
Solange Dias (Secretaria Adjunta de Formação do Servidor)
-
Patricia Alonço dos Reis (Secretaria Adjunta de Planejamento)
-
Silvina Maria dos Anjos (Diretora de Planejamento)
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT