Governador destaca importância do trabalho das forças de Segurança na redução dos índices de criminalidade em MT

0
13
O governador Mauro Mendes, durante o evento Crédito - Mayke Toscano/Secom

O governador Mauro Mendes afirmou que os investimentos recordes do Estado e a atuação dos servidores das forças de Segurança foram fundamentais para a redução dos principais índices de criminalidade do estado.

Mauro apresentou, nesta quarta-feira (16/7), o balanço parcial dos resultados do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas. Os dados mostraram forte redução dos crimes em Mato Grosso, tanto em relação ao ano passado, quanto numa série histórica iniciada em 2015.

“Os homicídios em Mato Grosso, nos últimos 10 anos, reduziram 41%. O roubo seguido de morte teve 79% de redução. A lesão corporal seguida de morte reduziu 87%. Esses números são importantes porque dão a certeza que o planejamento que nós estamos fazendo, assim como o trabalho de cada policial, civil, militar e de todas as nossas forças de segurança está na direção correta”, pontuou.

Além da redução da violência na série histórica, também houve diminuição dos crimes mais recorrentes depois que o programa foi lançado, a exemplo do roubo à propriedade rural (-33%) e roubo de carga (-56%), e o aumento da apreensão de drogas (+43%).

“Temos que homenagear todos os valorosos homens e mulheres que estão em todas as regiões do estado de Mato Grosso, com um trabalho dedicado, silencioso, abnegado e muitas vezes colocando em risco a sua própria vida. São policiais civis, policiais militares, policiais penais, investigadores, escrivães e muitos outros. Pessoas que verdadeiramente operam o dia a dia da segurança e que no dia a dia nos ajudam a melhorar a segurança pública para os mato-grossenses”, registrou.

De acordo com o governador, os fortes investimentos em armamento de ponta, equipamentos, viaturas, motocicletas, radiocomunicação digital, câmeras de segurança, novos servidores (mais de 2.700 convocados) e infraestrutura nas unidades (batalhões, delegacias, unidades prisionais, etc) também colaboraram para a expressiva melhoria na Segurança Pública.

“O governo de Mato Grosso vai continuar investindo nesse ritmo. Talvez nós tenhamos a polícia mais bem equipada do Brasil, com a melhor tecnologia, com armamento, com tudo que tem de melhor. Investimos no sistema prisional e em todas as áreas da Segurança, e é por isso que o programa Tolerância a Zero tem sido um sucesso”, completou.

Também participaram do evento: o deputado estadual Beto Dois a Um; os secretários de Estado Cesar Roveri (Segurança), Vitor Hugo (Justiça), Laice Souza (Comunicação), Jordan Espíndola (Gabinete de Governo; os comandantes-gerais da Polícia Militar e dos Bombeiros, coronéis Fernando Tinoco e Gledson Bezerra, respectivamente; e a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel.

Fonte: Governo MT – MT