A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) publicou novo edital com o objetivo de conceder até 30 bolsas de doutorado, com valor total de R$ 3,348 milhões, para estudantes regularmente matriculados em programas acadêmicos ou profissionais sediados no Estado e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa integra a Agenda Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e visa fomentar pesquisas com potencial de geração de produtos tecnológicos.
As bolsas serão destinadas a projetos vinculados nas seguintes áreas: agropecuária ou agroindústria; biodiversidade ou biotecnologia; educação; energia e recursos energéticos renováveis; logística de transporte; recursos hídricos ou mudanças climáticas; recursos minerais; saúde e bem-estar; segurança pública; tecnologia da informação e comunicação; ou turismo.
As propostas deverão apresentar, além do projeto de pesquisa, uma avaliação do nível de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL), bem como um pitch, apresentação de até três minutos, com os principais diferenciais, resultados esperados e potencial de inserção no mercado. O foco do edital está na transformação do conhecimento científico em soluções aplicáveis aos desafios locais e que possam resultar em produtos tecnológicos.
Entre os resultados esperados estão a criação de softwares, cultivares, materiais didáticos, processos ou tecnologias patenteáveis, curadorias de coleções biológicas, base de dados técnico-científicas, manuais de operação técnica, ou outras contribuições que possam ser utilizadas por empresas ou órgãos públicos.
As diretrizes completas e os critérios de seleção estão disponíveis no site da Fapemat, (www.fapemat.mt.gov.br) conforme a Resolução nº 023/2024. A ação integra os esforços do Governo de Mato Grosso para ampliar a produção científica aplicada e o desenvolvimento de soluções sustentáveis voltadas às demandas econômicas e sociais do estado.
Fonte: Governo MT – MT