Governo firma cooperações técnicas para oferta de 820 bolsas de iniciação científica com as universidades de MT

0
7
O ato contou com a participação de reitores e pró-reitores - Foto por: DTC/Fap

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), assinou com as universidades públicas do estado, um acordo de cooperação técnica para a concessão de 820 bolsas de iniciação científica. O investimento total é de R$ 6,8 milhões.

O termo foi firmado pelo presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Paulino Garcia, e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec. As instituições contempladas são a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

As bolsas permitirão a participação de alunos de graduação em projetos de pesquisa e inovação em diversas áreas do conhecimento. A seleção dos bolsistas será conduzida por cada instituição parceira, conforme seus critérios internos.

São bolsas de graduação no valor de R$700,00, por um período de 12 meses. A distribuição das bolsas será da seguinte forma, 300 bolsas para a UFMT, 300 bolsas para a Unemat, 150 bolsas para o IFMT e 70 bolsas para a UFR.

Durante a cerimônia de assinatura, o secretário Allan Kardec destacou que, “a iniciativa está alinhada à missão institucional da Seciteci e da Fapemat de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no estado”.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, afirmou que “a concessão das bolsas representa um investimento na formação de recursos humanos voltados à pesquisa e à produção acadêmica em Mato Grosso”.

Fonte: Governo MT – MT