Inflação desacelerou mais em junho para famílias com renda de até R$ 11 mil

0
21
mercado-financeiro-estima-inflacao-de-4,62%-em-2024
Assessoria

A inflação em junho desacelerou para todas as faixas de renda, mas o maior alívio foi sentido pelas famílias com rendimento de até 11 mil reais, ou seja, as que fazem parte das famílias com renda que vai de muito-baixa a média.

É o que mostra o Indicador de Inflação por Faixa de Renda, do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que divide a população 6 faixas de renda.

De acordo com esse indicador, no sexto mês do ano, as famílias que fazem parte das duas faixas de renda com os maiores ganhos mensais, renda média-alta e renda alta, sentiram um peso maior na inflação.

De modo geral, o índice inflacionário, medido pelo IPCA, caiu de 0,26% para 0,24% entre maio e junho.

Segundo o indicador do Ipea, no entanto, para as famílias de renda muito baixa e baixa, as duas de menor rendimento, a inflação ficou em 0,20% e 0,21% em junho. Já para famílias de renda média-alta e alta, foi de 0,27% e 0,28%, respectivamente.

Para as famílias com renda até 11 mil reais, a desaceleração inflacionária ocorreu principalmente por conta da melhora dos preços dos alimentos no domicílio. 

Já as famílias de renda mais alta, tiveram aceleração na inflação por conta dos reajustes mais fortes do grupo transporte, pressionado por altas no transporte por aplicativo, no aluguel de veículos e no seguro veicular.