Ipem realiza fiscalização e apreende pneus irregulares durante Operação Férias Seguras

0
9
Ipem-MT

A Operação Especial Férias Seguras foi realizada entre os dias 07 e 11 de julho pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A ação teve como objetivo monitorar a conformidade de produtos e serviços com alta demanda durante o período de férias, especialmente aqueles relacionados à segurança no trânsito e ao consumo doméstico.

Durante a operação, 25 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, resultando na verificação de mais de mil produtos, entre eles pneus novos para motocicletas, capacetes, dispositivos de retenção como cadeirinhas infantis, colchões de espuma, colchonetes e colchões de mola.

Além dos comércios, oito empresas prestadoras de serviços também passaram por vistorias, incluindo oficinas que trabalham com instalação de GNV (gás natural veicular), requalificação de cilindros e reforma de pneus.

Foram apreendidos 29 pneus reformados para motocicletas e motonetas, o que é proibido pela Resolução nº 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma visa garantir a segurança dos condutores e proíbe o uso de pneus reformados, remoldados ou recapados em ciclomotores, motocicletas e triciclos.

Segundo o diretor de Avaliação da Conformidade do Ipem, Bento Bezerra, a medida é fundamental para garantir a segurança dos motociclistas.

“Levando em consideração que as motocicletas não têm a mesma estabilidade que um veículo de quatro rodas, qualquer deslize pode provocar um acidente”, explicou.

Nas empresas que prestam serviços, como as instaladoras de GNV e reformadoras de pneus, a fiscalização verificou a presença de operador responsável no local, a conservação e calibração dos instrumentos de trabalho e se os componentes utilizados apresentavam o selo de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

A Operação Férias Seguras integra o calendário nacional do Inmetro e é realizada anualmente pelos órgãos delegados nos estados. Bento ressalta sua importância para quem opta por viajar nas férias.

“É necessário ter a certeza que os componentes usados nos veículos têm a qualidade e a confiança exigida para não oferecer riscos para os condutores e usuários das vias públicas”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT