O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai realizar, nesta quarta-feira (30.7), das 9h às 12h, webinar sobre Vigilância Laboratorial para Tuberculose e outras micobactérias.
Este é o quarto episódio do Conexão LAB, série mensal que aborda temas estratégicos de vigilância laboratorial, e será transmitido pelo Zoom.
Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, o objetivo da videoconferência é fomentar a articulação entre os serviços laboratoriais e a vigilância em saúde no enfrentamento das micobactérias.
“Queremos disseminar os conhecimentos técnicos, para fortalecer as práticas diagnósticas, a qualificação dos fluxos interinstitucionais e a melhoria contínua dos processos de monitoramento e resposta rápida”, explicou Elaine.
A diretora informou ainda que o tema deste mês foi escolhido devido à alta demanda de exames de micobactérias no Lacen e porque essa bactéria requer atenção especial devido à sua capacidade de causar doenças graves e persistentes.
“A Mycobacterium tuberculosis (M. tuberculosis) é uma bactéria patogênica que causa a tuberculose, doença infecciosa crônica que pode afetar qualquer parte do corpo, mas principalmente os pulmões. A prevenção e o tratamento eficaz da tuberculose são fundamentais para controlar a propagação e reduzir a morbidade e mortalidade associadas a essa infecção”, afirmou.
Os palestrantes serão Marisa Viana, da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública, Lucia Dias, da Vigilância Epidemiológica da SES-MT e Doracilde Takahara, da Vigilância Laboratorial das micobactérias. A diretora Elaine será a moderadora.
Série Conexão LAB
O Conexão LAB é uma série composta por oito episódios que serão realizados uma vez ao mês para tratar de temas de relevância para a vigilância laboratorial. Os assuntos serão definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos das amostras.
A série já tratou sobre vigilância laboratorial para arbovírus, como dengue, zika e chikungunya; vírus respiratórios; e sarampo e rubéola.
“A série Conexão LAB fortalece a integração entre a vigilância laboratorial e os demais serviços de saúde, promovendo uma atuação mais eficaz no enfrentamento das emergências de saúde pública”, concluiu Elaine.
O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de vigilância em saúde no Estado de Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.