Lucas do Rio Verde sediou 6ª Copa Nortão de Capoeira

0
22
Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti

Nos dias 19 e 20 de julho, Lucas do Rio Verde sediou a realização da 6ª Copa Nortão de Capoeira.  Um evento que reuniu no ginásio da Escola Caminho para o Futuro, desde iniciantes aos capoeiristas que já participaram de competições internacionais. 

17 municípios do estado do Mato Grosso estiveram presentes na competição, disputando vaga para o Campeonato Mundial de Capoeira, que vai acontecer em Paris, em 2026. Além disso, vários representantes de outros estados brasileiros.

 “Eu estou muito feliz, satisfeita com a evolução da capoeira, a forma como o projeto vem tomando corpo dentro do município, envolvendo as pessoas e é esse o nosso papel, enquanto Secretaria de Cultura e Turismo. É dar oportunidade, orientação técnica, apoio quando for possível, para que essa manifestação, em especial, da capoeira, que ela tenha seu reconhecimento, seu valor, já que é uma arte genuinamente brasileira e merece o nosso respeito, nosso carinho e nossa admiração”, salientou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

Mais de 450 atletas participaram da copa, que contou também com vivências e cursos teóricos e práticos de capoeira, ministrados por mestres experientes.

“Hoje, Lucas do Rio Verde é a sede mundial da capoeira, nesse momento. Vários atletas, os melhores atletas de capoeira do Brasil, particularmente de Mato Grosso, estão aqui competindo. E Lucas do Rio Verde hoje já é uma referência internacional, nós temos atletas aqui campeões mundiais”, ressaltou o coordenador do evento, Mestre Anjo.

Entre os convidados, o Mestre Mola, que veio de Paris para prestigiar o evento. Ele ressaltou a participação de atletas luverdenses em competições internacionais.

“Eu venho de Paris somente para essa edição, a 6ª Copa Nortão. Tem pessoas que vieram da Polônia, por exemplo, e no ano próximo vai ter uma equipe de marroquinos e de franceses que são também alunos meus e que vão estar aqui participando. E para a gente é sempre um prazer que a capoeira seja tão bem representada”, disse o mestre.

Entre os participantes, Michel Bruno Oliveira Santos, do Grupo Capoeirê, conta que participou das seis edições da copa. “A Copa Nortão é um evento muito importante, tanto para o mundo da capoeira em si quanto para os nossos capoeiristas, por conta que tem uma visibilidade imensa, recebemos capoeiristas de diversos lugares do Brasil e do mundo”, destacou.