Mais de 200 alunos da rede municipal se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas
Participaram da formatura estudantes do 5º ano das escolas Menino Deus e Profº Marcelino E. Dutra
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
25/07/2025 12:30
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
Velocidade de leitura: 0.25 0.5 0.75 Normal 1.25 1.5 1.75 2 Tom de voz: 1 2 3 4 5 Volume
Ajustar tamanho da fonte:
Na noite desta quinta-feira (24), 211 alunos das turmas do 5º ano do ensino fundamental, das escolas municipais Menino Deus e Profº Marcelino E. Dutra, se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar do Estado do Mato Grosso.
A solenidade foi realizada no pavilhão da Igreja Católica Menino Deus e reuniu autoridades como o comandante do 13º Batalhão da PM, Tenente-coronel Robson Fernandes da Silva, representantes da Câmara Municipal, além das gestoras, coordenadoras e professoras das unidades de ensino.
“A formatura do Proerd reforça que, além do conteúdo pedagógico, nós, enquanto gestão municipal e profissionais da educação, em parceria com a Polícia Militar, também temos o compromisso com o cuidado e a proteção das nossas crianças. Hoje, esses 211 alunos estão mais preparados para enfrentar os desafios que podem surgir em suas vidas”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
O soldado Alex Porto, que conduziu as turmas de formandos, explica que o programa transmite valores essenciais como responsabilidade, a importância de saber lidar com momentos de pressão e de bullying, além de desenvolver uma boa comunicação. “Tudo isso é trabalhado por meio de dinâmicas e atividades lúdicas, que ajudam os alunos a enfrentarem desafios com autonomia. E, quando necessário, reforçamos que podem – e devem – buscar o apoio de um adulto”.
O secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha, também esteve presente na cerimônia e destacou a relevância do Proerd, que há 10 anos contribui com a formação cidadã de crianças em Lucas do Rio Verde. “É muito importante preparar os nossos jovens para dizer não às drogas lícitas e ilícitas”.
Durante o evento, foram premiados as melhores redações e desenhos produzidos pelas turmas para expressar os aprendizados que receberam ao longo do programa. Também foi realizada a entrega simbólica dos certificados para os formandos.
O tradicional juramento, no qual os alunos se comprometem com uma vida longe das drogas e da violência, foi conduzido pela estudante Nicole Reis.
“Além da importância de resistir às drogas, aprendemos que há muitas coisas que fazemos errado e podem prejudicar tanto a nossa saúde quanto a saúde das outras pessoas, além de prejudicar o meio ambiente” contou a estudante da E. M Menino Deus Mariana Giordani.
Para finalizar a cerimônia, os estudantes cantaram e realizaram a coreografia da Canção do Proerd junto com o mascote do programa, o leão Daren.