Mais sete pontes de concreto começam a ser construídas na Transpantaneira

0
13

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou a ordem de serviço para o início das obras de construção de sete novas pontes de concreto na rodovia MT-060, conhecida como Transpantaneira, no município de Poconé.

As novas pontes tem extensões variadas entre 47 e 71 metros e foram contratadas pela Sinfra por R$ 29,4 milhões. As estruturas estão distribuídas em mais de 60 quilômetros da Estrada Parque, atravessando os vários cursos d’água que cortam o Pantanal mato-grossense.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o Governo de Mato Grosso trabalha com o objetivo de substituir todas as pontes de madeira da Transpantaneira. “As obras de substituição e pontes na Transpantaneira tem que ser feitas sempre no período da seca, quando é possível desviar o curso da estrada”, ele explica.

Desde o início de 2019, a Sinfra já eliminou 46 estruturas de madeira da rodovia. Deste total, 32 pontes foram substituídas por aduelas de concreto, estruturas que permitem a passagem de cursos menores de águas, com até 20 metros de extensão. Os projetos para substituir estas pontes foram elaborados pela equipe da Sinfra.

Também foram construídas e entregues 14 novas pontes de concreto na MT-060. Entre elas, está a ponte sobre o Rio Figueira que, com 120 metros de extensão, é a maior estrutura de concreto de toda a estrada.

“A construção de pontes de concreto significa uma economia para os cofres públicos. As pontes de madeira precisam ser reformadas todos os anos para aguentar as condições climáticas do Pantanal. Já as pontes de concreto serão um legado para o turismo e para a população dessa região”, explica o secretário.

A Sinfra ainda vai licitar mais 34 pontes de concreto para acabar com todas as pontes de madeira.

Além disso, o trabalho para encabeçamento das pontes também trouxe um ganho ambiental. Segundo foi explicado pelo gerente da Estrada Parque Transpantaneira, Paulo Abranches, este trabalho serviu para aumentar a água reservada, o que beneficia os animais pantaneiros. Ele também destacou que o nivelamento das pontes aumenta a visibilidade para os automóveis e reduz acidentes.

Fonte: Governo MT – MT