Marcos Rogério defende Bolsonaro e critica reação de Lula a fala de Trump

0
11

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (8), o senador Marcos Rogério (PL-RO) criticou a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma declaração do presidente dos Estados Unidos. Donald Trump disse que o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro é uma “caça às bruxas”. Lula afirmou que o Brasil não aceita interferências externas e destacou que o país possui instituições sólidas e independentes.

Segundo Marcos Rogério, há uma contradição no discurso de Lula, já que o PT buscou apoio internacional em diversas ocasiões, como no caso da prisão de Lula e do impeachment de Dilma Rousseff.

— Lula reage como se [a declaração de Trump] fosse um atentado à soberania nacional brasileira, como se fosse um escândalo alguém dar uma opinião sobre o Brasil. O mesmo governo que buscou socorro lá fora agora diz que não admite palpite. Isso não é defesa da soberania nacional; isso é seletividade ideológica, isso é hipocrisia — argumentou.

Para o senador, a fala do líder norte-americano reforça a percepção de setores da sociedade brasileira de que Bolsonaro é vítima de perseguição política para que não consiga disputar as eleições presidenciais de 2026. Marcos Rogério diz que o processo contra o ex-presidente não se baseia em acusações de corrupção, mas em narrativas construídas para afastar um adversário político.

— São acusações fabricadas, narrativas construídas para justificar uma condenação política. Querem tirar Bolsonaro do jogo eleitoral de 2026, querem impedir Bolsonaro de ser candidato à Presidência da República. Aqui está o verdadeiro golpe à democracia — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado