
Temas relevantes para a atuação no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) foram debatidos durante o 1º Encontro de Membros do Tribunal de Ética e Disciplina – Gestão 2025, realizado pela OAB-MT, sexta-feira (11), no Auditório da Seccional. “O Encontro marca uma nova fase de trabalho do TED”, comentou Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT.
“O TED, sem dúvida nenhuma, é uma grande escola. O TED nos faz pensar, refletir sobre a responsabilidade de cada advogado, de cada advogada. O quanto as nossas ações refletem para a classe, refletem para a instituição e refletem, sobretudo, para a sociedade”, pontuou Gisela Cardoso.

O presidente do TED, Antônio Luiz Ferreira da Silva, avaliou o evento como extremamente positivo e ressaltou a importância do fortalecimento institucional e da valorização da atuação ética da advocacia, afirmando que “o compromisso com a ética é o que sustenta a credibilidade da nossa profissão”.
A diretoria do Tribunal informou que o encontro, que contou com a participação de 76 membros, da capital e do interior, entre relatores e demais integrantes do TED, promoveu a de integração, capacitação e troca de experiências reforçando o propósito de aprimorar os trabalhos e promover um ambiente de diálogo e alinhamento entre os membros.

“Temos essa difícil tarefa, sim, de julgar, de corrigir quando necessário, mas sobretudo temos a missão de proteção da grande maioria da advocacia, que observa e cumpre na risca o nosso Código de Ética e Disciplina, e de proteção a nossa grande instituição, a Ordem dos Advogados no Brasil”, finalizou a presidente da OAB-MT.
Durante o encontro foram entregues placas em homenagem às diretorias da OAB-MT, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT) e da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT), assim como para o presidente honorário do TED Luiz Ferreira, como reconhecimento pelos serviços prestados para o Tribunal de Ética e Disciplina.

Ao lado da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, prestigiaram o evento o secretário-geral Josemar Carmerino; a diretoria do TED, Antônio Luiz Ferreira da Silva (presidente), Gabriela de Souza Correia (vice-presidente), João Paulo Haddad Franco Dalia (secretário-geral) e Maikon Carlos de Oliveira (secretário-geral adjunto), bem como o presidente honorário do TED, Luiz Ferreira. A vice-presidente da CAA/MT Thaís Brazil e a diretora Paula Teibel; o presidente em exercício da ESA-MT, Bruno Casagrande; o conselheiro federal Breno Miranda; e a corregedora-geral adjunta da OAB-MT, Alessandra Cardoso. Os membros relatores das Turmas do Tribunal de Ética e Disciplina, conselheiros estaduais, diretores e membros de comissões temáticas, entre outros representantes da advocacia mato-grossense.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
Instagram @oabmatogrosso
Fonte: OAB – MT