Débora Inácio – Assessoria da vereadora Michelly Alencar
A vereadora Michelly Alencar (União Brasil), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, participou, na noite da última terça-feira (15), da cerimônia oficial de abertura do Mutirão de Cirurgias Ortopédicas e Urológicas do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
O evento, realizado no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), marcou o início de uma grande mobilização para reduzir as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir mais dignidade à população cuiabana.
Durante a solenidade, a vereadora destacou a importância da união entre os poderes para o fortalecimento da saúde pública, ressaltando que a pauta da saúde está acima de ideologias ou partidos.
“Quando defendemos a saúde, defendemos o presente, o futuro, defendemos o ser humano. Nesse contexto, todos somos iguais no momento de dor e de espera por atendimento”, afirmou.
Michelly também relembrou os desafios enfrentados pela saúde de Cuiabá nos últimos anos, mencionando o período de intervenção na Empresa Cuiabana de Saúde Pública durante a gestão anterior.
“Vivemos um momento histórico de intervenção que escancarou problemas graves. Agora, com essa nova gestão, temos a chance de reconstruir e cuidar, e o mutirão é um símbolo disso”, reforçou.
O mutirão do HMC contempla procedimentos de alta complexidade, como cirurgias de quadril e ombro, que estavam paralisadas há anos na rede pública. Desde o início da ação, em 1º de julho, quase 100 intervenções já foram realizadas, com uma logística planejada para garantir eficiência, segurança e agilidade no atendimento. A previsão é de que os mutirões de Ortopedia continuem pelos próximos seis meses.
Atualmente, 1.732 cirurgias aguardam atendimento pelo mutirão, o que evidencia a urgência da iniciativa para reduzir a fila e devolver qualidade de vida aos pacientes.
“A cirurgia de ombro, por exemplo, estava paralisada desde 2015. Não é um procedimento pactuado pelo SUS da forma como está sendo feito aqui no HMC, então só conseguimos realizá-lo graças ao mutirão. São pacientes que esperavam há quase uma década por esse atendimento”, explicou a diretora técnica do hospital, Dra. Fanavya Sulzbacher.
O mutirão de Urologia está previsto para os dias 19 e 20 de julho, com a realização de aproximadamente 60 cirurgias. A intensificação dos procedimentos eletivos ocorre sem comprometer o atendimento de urgência e emergência do hospital, que seguirá normalmente.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, destacou o impacto da ação no enfrentamento da fila de espera e reafirmou o compromisso da gestão com uma saúde pública mais eficiente e resolutiva.
“Estamos comprometidos em devolver dignidade aos nossos pacientes, que há anos aguardam por esses procedimentos. Esse já é o quarto mutirão realizado em apenas seis meses, o que demonstra que a saúde é, de fato, prioridade na nossa gestão.”
Santa Casa de Misericórdia
Além de celebrar o início da mobilização no HMC, Michelly aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da valorização dos profissionais de saúde, especialmente os fisioterapeutas, que atuam na reabilitação dos pacientes e desempenharam um papel fundamental durante a pandemia.
A vereadora também fez um apelo para que a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá não feche as portas.
“Não podemos permitir retrocessos. A Santa Casa salva vidas e precisa ser preservada”, alertou.
Ao final, Michelly reafirmou seu compromisso com a fiscalização, a transparência e o fortalecimento do SUS em Cuiabá.
“Estarei sempre ao lado das ações que devolvam dignidade à população. E continuarei acompanhando, cobrando e apoiando tudo aquilo que for para salvar vidas”, concluiu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT