Ministro da Integração debate turismo e desenvolvimento regional na CDR

0
14

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) recebe na terça-feira (8), às 9h30, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para debater políticas públicas sob a responsabilidade da pasta. A audiência pública atende ao requerimento (REQ 2/2025 – CDR) da presidente do colegiado, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), e da senadora Augusta Brito (PT-CE). 

Ao justificar a relevância do debate com o ministro, as senadoras ressaltam as possibilidades de aprimoramento das políticas voltadas ao desenvolvimento regional e ao turismo, por meio do debate e da participação do Legislativo. Elas consideram esses dois setores estratégicos para a economia nacional e para a redução das desigualdades territoriais e citam, como exemplo de política pública, a recente atualização da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a formulação do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.

Na avaliação das parlamentares, são políticas públicas que tornam ainda mais urgente a necessidade de fortalecer a governança e a integração das ações, para alcançar impactos positivos e sustentáveis em todo o território brasileiro.

“Ao promover esse diálogo entre o Legislativo e o Executivo, a CDR reforça seu compromisso com a modernização das políticas públicas, a eficiência na alocação de recursos e a promoção de um desenvolvimento mais equitativo e sustentável para todas as regiões do país”, afirmam no requerimento.

Entre os temas a serem abordados na audiência, segundo as senadoras, estão as diretrizes e os desafios da PNDR; a intersetorialidade entre a PNDR, o Plano Nacional de Turismo e ações vinculadas aos demais ministérios; governança federativa para garantir a participação ativa de estados e municípios na formulação e implementação dessas políticas; e a avaliação das estruturas de monitoramento e avaliação da PNDR, considerando a possibilidade de integração de dados e indicadores com outros programas estratégicos do governo.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado