Ícone do site Hora 1 MT Notícias

MP destina mais de R$ 1 milhão para construção de Lar dos Idosos

por JANÃ

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre) — que destina recursos oriundos de acordos judiciais a projetos sociais — repassou R$ 1.007.628,50 para a construção do Lar do Idoso Vô Francelino, no município de Vila Rica (1.300 km de Cuiabá). O espaço será destinado ao acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade social.
A obra está sendo executada em uma área com mais de mil metros quadrados e contará com 16 apartamentos — cada um com capacidade para dois moradores — totalizando 32 leitos. A estrutura também incluirá enfermaria, consultório médico, refeitório, lavanderia completa, piscina adaptada, poço semiartesiano e diversas áreas de convivência, todas projetadas com acessibilidade. Será o primeiro lar para idosos da região do Baixo Araguaia.
“O Ministério Público fez toda a diferença ao destinar esse recurso. Sempre realizamos eventos para arrecadar fundos com o objetivo de construir esse espaço, e a população de Vila Rica sempre colaborou. Porém, por se tratar de uma obra de grande porte, com certeza não estaríamos com mais de 50% da construção concluída sem esse aporte do MP. Nossa expectativa é entregar o lar em até oito meses, seguindo todas as diretrizes do Estatuto do Idoso”, afirma a médica Zilda Borges, idealizadora do projeto e presidente da entidade.
Zilda esclarece que o lar não funcionará como instituição de internação, mas como moradia. “A ideia é oferecer um lar. Teremos uma enfermaria para casos pontuais — como quando o idoso precisar tomar uma vitamina, por exemplo, sem precisar ir até o hospital. Estamos finalizando a construção, depois virá a fase de mobiliário e, por fim, a contratação dos profissionais, que será feita conforme o perfil e as necessidades dos futuros moradores. Acredito que, se até aqui Deus nos ajudou, até lá também nos ajudará, e tudo dará certo”, complementa.
Desde que conheceu o projeto, o promotor de Justiça de Vila Rica, Raphael Henrique de Sena Oliveira, atuou para viabilizar a parceria entre o Ministério Público e a entidade mantenedora do lar.
“Os recursos destinados por meio do Bapre vão tornar realidade o sonho de quem há anos luta por esse espaço. Essa parceria nos enche de orgulho, pois sabemos que o projeto foi pensado com carinho e responsabilidade, para atender às necessidades dos idosos. Eles terão um local digno para viver nesta etapa da vida. Aproveito para reforçar o apelo à população de Vila Rica: sigam contribuindo, pois ainda teremos outras etapas pela frente e o apoio de todos é fundamental”, destacou o promotor.

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Fonte: Ministério Público MT – MT

Sair da versão mobile