Acontece nos dias 10 e 11 de julho em Rondonópolis a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Profissionais, entidades de apoio e usuários do Sistema único da Assistência Social (SUAS) são esperados para debater durante os dois dias de evento sobre os avanços, novos projetos, manutenção de programas socioassistenciais e recursos financeiros para o setor da assistência social.
A Conferência desse ano marca os 20 anos do SUAS e pretende colher depoimentos, levantar necessidades, avaliar os programas que estão sendo desenvolvidos no município e ainda elaborar propostas para que a assistência posso avançar ainda mais.
A equipe do Conselho Municipal da Assistência Social, realizador do evento, conta com o apoio dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social que estão preparando em conjunto a programação para a 13ª edição da conferência
As discussões durante o evento serão divididas em cinco eixos, são eles: Universalização do SUAS: acesso integral da equidade e respeito a diversidade; Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no SUAS; Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS; e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Após as discussões dos eixos, os grupos elaboram propostas de acordo com a realidade de Rondonópolis. Durante a conferência também são eleitos os delegados, com representantes da sociedade civil, do governo municipal e também dos usuários do SUAS, que vão defender as propostas do município nos eventos estadual e nacional.
“Este movimento conferencial é a oportunidade de, juntos, legislarmos quanto às melhorias das políticas de assistência social e a garantia da oferta de serviços. Esse ano teremos o apoio de uma equipe técnica vinda de São Paulo. Esperamos sair com proposituras que atenderão os anseios e necessidades dos assistidos do SUAS em Rondonópolis”, comentou o presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Paulo Otávio Simioni.