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Obras da Ferrovia entre Goiás e Mato Grosso já atingem 35% de execução

Obras da Fico avançam e prometem reconfigurar logística regional

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará os municípios de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), já alcançou 35,65% de execução até abril de 2025. Com 363 quilômetros de extensão, a obra é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola no Centro-Oeste brasileiro, especialmente grãos.

Viabilizada por meio do modelo de investimento cruzado, a Fico foi assumida pela Vale como contrapartida à renovação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), firmada pela ANTT em 2020. O investimento total previsto é de R$ 10,2 bilhões, com conclusão esperada até 2028.

Impactos positivos para o agronegócio e o meio ambiente

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a ferrovia deve trazer uma série de benefícios logísticos e ambientais:

  • Redução no número de caminhões nas rodovias;
  • Diminuição na emissão de gases poluentes;
  • Aumento da competitividade no transporte de cargas;
  • Desenvolvimento regional em 11 municípios diretamente impactados.

“Essa é uma entrega concreta do Estado brasileiro à sociedade”, destacou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio. “A Fico impulsionará o desenvolvimento regional, reduzirá custos logísticos e contribuirá com uma matriz de transporte mais limpa e eficiente.”

Avanços da obra já são visíveis

Atualmente, 240 quilômetros de frentes de trabalho estão em operação simultânea. Já foram contratados mais de R$ 4,2 bilhões para a obra, com 292 quilômetros autorizados pela ANTT.

Outros avanços incluem:

  • 14 milhões de m³ de escavações realizadas;
  • 9,2 milhões de m³ de aterros executados;
  • 99% das sondagens já concluídas.
Soluções sustentáveis e técnicas otimizadas

A parceria com a Vale tem resultado em inovações e boas práticas no canteiro de obras, como:

  • Substituição de dormentes de madeira nativa por madeira reflorestada;
  • Adoção de tecnologias que racionalizam o uso de recursos e reduzem custos.

Essas ações garantem mais eficiência à construção e contribuem para a sustentabilidade da ferrovia.

Conquistas institucionais fortalecem a execução do projeto

Além dos avanços físicos, a gestão do empreendimento também registra importantes conquistas institucionais:

  • 154 permissões ambientais emitidas;
  • Mais de 50 mil inspeções realizadas, com 89% de assertividade;
  • 2.082 solicitações de inspeção técnica encerradas.

Na parte fundiária, 364 km já foram liberados e cerca de 230 casos de disputa solucionados em mutirões de conciliação. As liberações seguem com 98,8% de aderência ao cronograma.

Transformação territorial já é perceptível

O diretor-geral da ANTT enfatizou que a transformação gerada pela Fico já é visível.

“Já é possível ver com clareza o antes e o depois do traçado da ferrovia. A cada metro de trilho assentado, desenha-se uma mudança concreta, com impacto direto na vida das pessoas e no desenvolvimento regional”, concluiu.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste representa um novo capítulo na infraestrutura logística brasileira, com potencial para fortalecer o agronegócio, dinamizar a economia e promover ganhos ambientais.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

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