Obras da Fico avançam e prometem reconfigurar logística regional
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará os municípios de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), já alcançou 35,65% de execução até abril de 2025. Com 363 quilômetros de extensão, a obra é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola no Centro-Oeste brasileiro, especialmente grãos.
Viabilizada por meio do modelo de investimento cruzado, a Fico foi assumida pela Vale como contrapartida à renovação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), firmada pela ANTT em 2020. O investimento total previsto é de R$ 10,2 bilhões, com conclusão esperada até 2028.
Impactos positivos para o agronegócio e o meio ambiente
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a ferrovia deve trazer uma série de benefícios logísticos e ambientais:
- Redução no número de caminhões nas rodovias;
- Diminuição na emissão de gases poluentes;
- Aumento da competitividade no transporte de cargas;
- Desenvolvimento regional em 11 municípios diretamente impactados.
“Essa é uma entrega concreta do Estado brasileiro à sociedade”, destacou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio. “A Fico impulsionará o desenvolvimento regional, reduzirá custos logísticos e contribuirá com uma matriz de transporte mais limpa e eficiente.”
Avanços da obra já são visíveis
Atualmente, 240 quilômetros de frentes de trabalho estão em operação simultânea. Já foram contratados mais de R$ 4,2 bilhões para a obra, com 292 quilômetros autorizados pela ANTT.
Outros avanços incluem:
- 14 milhões de m³ de escavações realizadas;
- 9,2 milhões de m³ de aterros executados;
- 99% das sondagens já concluídas.
Soluções sustentáveis e técnicas otimizadas
A parceria com a Vale tem resultado em inovações e boas práticas no canteiro de obras, como:
- Substituição de dormentes de madeira nativa por madeira reflorestada;
- Adoção de tecnologias que racionalizam o uso de recursos e reduzem custos.
Essas ações garantem mais eficiência à construção e contribuem para a sustentabilidade da ferrovia.
Conquistas institucionais fortalecem a execução do projeto
Além dos avanços físicos, a gestão do empreendimento também registra importantes conquistas institucionais:
- 154 permissões ambientais emitidas;
- Mais de 50 mil inspeções realizadas, com 89% de assertividade;
- 2.082 solicitações de inspeção técnica encerradas.
Na parte fundiária, 364 km já foram liberados e cerca de 230 casos de disputa solucionados em mutirões de conciliação. As liberações seguem com 98,8% de aderência ao cronograma.
Transformação territorial já é perceptível
O diretor-geral da ANTT enfatizou que a transformação gerada pela Fico já é visível.
“Já é possível ver com clareza o antes e o depois do traçado da ferrovia. A cada metro de trilho assentado, desenha-se uma mudança concreta, com impacto direto na vida das pessoas e no desenvolvimento regional”, concluiu.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste representa um novo capítulo na infraestrutura logística brasileira, com potencial para fortalecer o agronegócio, dinamizar a economia e promover ganhos ambientais.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio