Open Field Day 2025 reúne cerca de 4.700 visitantes e consolida papel da Agristar na inovação para a horticultura

0
24

A 19ª edição do Open Field Day (OFD), promovida pela Agristar do Brasil entre os dias 25 e 27 de junho, reuniu aproximadamente 4.700 visitantes na Estação Experimental da empresa, em Santo Antônio de Posse (SP). Realizado paralelamente à 30ª Hortitec, o evento destacou os principais lançamentos e cultivares das linhas Topseed Premium e TSV Sementes, em uma área de 2,5 hectares de campo aberto e 480 m² de estufas.

As vitrines tecnológicas incluíram cerca de 20 culturas diferentes, expostas em áreas preparadas com uso de drone para pulverização, Frostfan para proteção contra geadas e equipamentos como prensa de mourões, que proporcionam maior segurança no manejo. No total, foram apresentados cerca de 60 materiais nas estufas, reforçando o compromisso da Agristar com a inovação no setor.

“O evento superou as expectativas, mesmo com o frio e a geada, porque o produtor compreende que esses fatores fazem parte da rotina do campo. Nosso trabalho é justamente identificar as melhores variedades para as diferentes regiões do Brasil e oferecer soluções com alto potencial produtivo”, destacou Maurício Coutinho, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Agristar.

Novidades nas linhas Topseed Premium e TSV Sementes

Na linha Topseed Premium, os visitantes puderam conferir o lançamento do porta-enxerto para pepino AB07, a melancia sem sementes Shoham F1 e o tomate saladete Venetto F1. Também estiveram em destaque cultivares já consolidadas como berinjela Innova, tomate Ferrari e beterraba Triton.

“Os produtores têm a oportunidade de visualizar os produtos em condições reais de campo. Nosso processo de seleção contínua busca oferecer as variedades mais adaptadas às diferentes regiões do país. Além disso, contamos com um time de mais de 100 pessoas entre equipe própria e distribuidores, preparados para oferecer soluções práticas para os desafios do produtor”, afirmou Anderson Moreira, gerente Comercial da Topseed Premium.

Pela linha TSV Sementes, os destaques incluíram o pimentão Celeste F1, com excelente desempenho a campo; a abobrinha italiana Genova F1, de alta produtividade; e a abobrinha libanesa Revera, com ótimo pós-colheita. Também foram apresentadas variedades conhecidas, como o tomate salada Malibu, a cenoura Solar e a couve-flor Nevasca.

“Nosso trabalho está voltado a entender a realidade do produtor em campo, identificar demandas e entregar produtos que atendam o seu mercado final. Essa conexão nos permite desenvolver soluções específicas e adaptadas para cada região”, explicou Douglas Machado, gerente Comercial da TSV Sementes.

Produtores destacam experiências no OFD

A produtora Juliana Monteiro, de Promissão (SP), que participa pela terceira vez do evento, busca por sementes mais resistentes às altas temperaturas da sua região.

“Uso sementes Topseed Premium e venho ao evento em busca de novas variedades para alface, rúcula, cenoura, beterraba e rabanete, pensando em uma melhor performance nas condições de calor.”

Já o produtor hidropônico Maicon Bortoluzzi, de Antônio Carlos (SC), visitou o evento pela primeira vez.

“Utilizo sementes TSV e foi incrível ver todo o desenvolvimento e tecnologia envolvidos. O evento proporciona uma visão prática e completa para aplicarmos em nossas produções.”

Lançamentos em microverdes

O portfólio de microverdes da Topseed também foi ampliado durante o evento. Além das 10 cultivares já consolidadas – como agrião-da-terra, brócolis, coentro, couve-manteiga e rúcula –, foram apresentados quatro lançamentos: agrião-pimenta, cenoura, cebola e manjericão Genovese.

“A expansão da linha de microverdes veio após escutarmos nossos clientes. Identificamos as necessidades do mercado e já planejamos novos lançamentos até o final do ano”, revelou Matheus Scarpat, gerente Comercial da linha Topseed e Topseed Garden.

Colheita mecanizada de cebolas é destaque

Durante os três dias de evento, houve demonstrações da colheita mecanizada de cebolas, uma das grandes novidades desta edição.

“A mecanização é uma resposta à dificuldade de encontrar mão de obra para a colheita manual. Ela deve se tornar cada vez mais comum e acessível. Por isso, buscamos materiais que tenham boa coloração, longa vida pós-colheita e tolerância ao processo mecanizado”, explicou Samuel Sant’anna, especialista em Bulbos e Raízes da Agristar.

Conexão com a Hortitec e apoio ao visitante

Simultaneamente ao OFD, a Agristar participou da 30ª Hortitec, considerada a principal feira de horticultura da América Latina. As equipes das linhas Topseed Premium e TSV Sementes atenderam os visitantes em seus estandes, prestando consultoria técnica e apresentando as novidades.

Para facilitar o acesso dos participantes entre os dois eventos, a empresa disponibilizou transporte gratuito com vans, com saídas a cada 30 minutos entre a Hortitec e a Estação Experimental.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio