Plenário aprova indicação de Irene Vida Gala para embaixadora em Ruanda

0
15

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (8) a indicação de Irene Vida Gala para chefiar a embaixada do Brasil em Ruanda (MSF 28/2025), com 41 votos favoráveis e três contrários. A indicação foi relatada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

Irene Gala tem passagens por vários postos na África: foi embaixadora em Gana (2011-2017) e trabalhou nas embaixadas brasileiras em Guiné-Bissau, Zâmbia, Angola, África do Sul e Senegal. Desde 2018 é subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo. Ela passou por sabatina da Comissão de Relações Exteriores (CRE) no dia 2 de julho.

Ruanda, país africano de 14 milhões de habitantes, ficou marcado pelo genocídio praticada contra a minoria Tutsi em 1994. Hoje, o país se destaca por avanços socioeconômicos, sendo considerado um centro tecnológico na região. O Brasil mantém relações diplomáticas com o país desde 1981, com acordos de cooperação técnica, agrícola e em segurança alimentar.

A postura da chancelaria brasileira na região foi elogiada por Esperidião Amin em seu relatório.

— A África, em particular, oferece um complexo quadro político. Sem dúvida o governo brasileiro faz bem quando dá a África uma dimensão de importância que transcende o seu papel econômico atual — disse ele.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado