A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil de Mato Grosso, recebeu, na tarde de terça-feira (15.7), 40 alunos do projeto PM Júnior, desenvolvido pela Prefeitura de Campos de Júlio em parceria com a Polícia Militar, com foco na formação de jovens e adolescentes.
O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Campos de Júlio, tem como propósito formar cidadãos conscientes, responsáveis e participativos, cultivando valores fundamentais como ordem, hierarquia, disciplina, respeito e sabedoria.
Por meio de atividades educativas, culturais e preventivas, o projeto busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários, estimula o protagonismo juvenil e desperta o senso de dever e compromisso com a sociedade.
Com base nas diretrizes do projeto, os alunos visitaram as instalações da COR, conheceram a unidade, participaram de diversas oficinas e aprenderam um pouco do dia a dia da coordenadoria. Durante a visita, foram realizadas algumas atividades simuladas, como tiro de precisão, gerenciamento de crises e intervenção e resgate com uso de cão policial.
Para o coordenador de Operações e Recursos Especiais, delegado Frederico Murta, projetos sociais, como o PM Junior, podem fazer a diferença na vida do jovem, muitas vezes o blindando da tentativa de cooptação por parte das facções criminosas.
“As ações realizadas com os adolescentes são extremamente importantes e enriquecedoras, uma vez que aproximam a Polícia Civil da comunidade, bem como fazem com que os jovens desenvolvam um senso de pertencimento”, enfatizou.
Fonte: Policia Civil MT – MT