O prefeito Cláudio Ferreira sancionou, nesta terça-feira (15), em uma reunião no Paço Municipal, que contou com a presença de vereadores e da juíza da Vara da Criança e dos Adolescente de Rondonópolis, Maria Aparecida das Graças, a lei 14.270, que inclui a “Caminhada Opção pela Vida” no calendário municipal de Rondonópolis. A intenção é ampliar a conscientização sobre as doenças mentais e o combate ao suicídio, especialmente, entre adolescentes e jovens.
A lei sancionada pelo prefeito foi uma iniciativa do vereador Ibrahim Zaher e contou com coautoria de todos os demais vereadores.
A “Caminhada Opção pela Vida” é um projeto encabeçado pela juíza Maria Aparecida das Graças, com parceria do Ministério Público do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local e vinha sendo realizada desde 2022. Com a nova lei municipal, o objetivo é ampliar a participação popular e levar a conscientização sobre saúde mental para um público maior.
A caminhada passa a integrar o calendário municipal e será realizada todos os anos na segunda segunda-feira de setembro, como parte da campanha do Setembro Amarelo.
O prefeito Cláudio Ferreira parabenizou os vereadores e a juíza pela importante iniciativa e destacou que é fundamental levar informações sobre saúde mental para a população, principalmente, para combater o preconceito que ainda hoje cerca muitas patologias de origem psicológicas e mentais.
A juíza destacou que com a lei será possível ampliar a abrangência da caminhada e outras ações de conscientização para a população. “Nossas crianças e adolescentes estão doentes e estão em lares com pais doentes. Então precisamos tratar da saúde mental”, disse.
Em nome da Câmara Municipal, o presidente Paulo Schuh, reforçou a importância de levar conscientização sobre a saúde mental para a população e ressaltou que a Câmara é e sempre será parceria para iniciativas como esta que vão contribuir para melhorar a vida dos rondonopolitanos.
Participaram ainda da reunião os vereadores Kalynka Meirelles, Renan Dourado, Marisvaldo Gonçalves, Wellington Pereira e Elienai Paulino, além de secretários municipais.
