quarta-feira, 9 julho 2025
Início Cidades Sorriso Prefeito solicita ao vice-governador novas parcerias via Agroestradas

Prefeito solicita ao vice-governador novas parcerias via Agroestradas

0
12
Texto: Nádia Mastella Fotos: Rômalo Bessa
Estradas Vale do Verde, Bedin, Jatobá, Camícia, MT-404 estão na lista, assim como uma ponte na Estrada do Pau Oco

Seguir o processo de transformação das estradas rurais, dos estradões de “poeira vermelha, poeira” para os tapetes de asfalto, por meio do programa Agroestradas. Este foi um dos assuntos que norteou o diálogo entre o prefeito Alei Fernandes e o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, ontem (8 de julho), durante reunião na capital do Estado.

Junto a representantes do Município, e também da região, como o ex-deputado estadual Mauro Savi e o ex-prefeito de Itanhangá Edu Pascoski, Alei reforçou o pedido de parceria com o Governo do Estado para tornar realidade o asfalto em quatro trechos de estradas vicinais: 20 quilômetros na Vale do Verde; 25 quilômetros no segmento entre a Estrada Bedin e a Estrada da Fazenda Jatobá; seis quilômetros na Estrada Camícia, e oito quilômetros na MT- 404.

Todos estes projetos, elaborados pelas associações de produtores de cada região, já estão devidamente protocolados na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Além do pedido de apoio para asfaltar estradas, também está na Sinfra o processo que prevê a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Celeste, na Estrada do Pau Oco.

“O Agroestradas é fundamental para aprimorarmos a logística do interior, levando o asfalto para nossas vicinais, o que não se reflete somente no escoamento das safras e na chegada dos insumos às fazendas, mas, principalmente, melhora a vida das famílias que vivem no campo, traz segurança e conforto a todos aqueles que labutam dia-a-dia nas estradas”, destaca o prefeito, enaltecendo o trabalho conjunto entre Estado, Município e produtores, já que os custos são divididos entre estes três entes, sendo 50% a cargo do Governo do Estado.

Para garantir estrada boa sempre, depois de pavimentados, os trechos de muitas vicinais, quando são estaduais, são municipalizados e, na sequência, concessionados para a cobrança de pedágios sociais, o que permite a manutenção constante.

Justamente hoje (quarta-feira, 9 de julho), foi publicada a Lei 3.716, publicada ontem, que autoriza o Poder Executivo a receber do Estado, e seguir todo o trâmite para “pedagiar” os seguintes trechos: 57,43 quilômetros da Rodovia do Morocó, que liga o entroncamento da BR-163 até a divisa do Município de Sorriso com o Município de Santa Rita do Trivelato; e 43,23 quilômetros da São Luiz Gonzaga, ligando o entroncamento da MT-242 com a Morocó.

“Só temos a agradecer todo o apoio que estamos recebendo do Estado neste processo de pavimentação no interior, até porque alguns trechos, como o Barreiro, foram integralmente custeados pelo ente estadual”, complementa Alei, acrescentando ainda a atuação do Governo na duplicação da BR-163. “Uma obra transformadora, que vai trazer mais conforto a quem atravessa nosso Estado, e, para muito além disso, vai salvar muitas e muitas vidas, dada a segurança que imprime ao trecho”.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT