Prefeitura de Cuiabá resgata cachorro abandonado em córrego

0
12
Erlan Aquino

A nova diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, está empenhada em fazer um trabalho de enfrentamento às situações relativas à causa animal. Seu comprometimento à frente da pasta ficou evidente ao participar ativamente de seu segundo resgate no terceiro dia após ser empossada na função. A ação aconteceu na quinta-feira (3), após uma denúncia recebida pelos canais oficiais. O cão de porte médio estava em situação crítica, abandonado debaixo de uma ponte, em um córrego, no bairro Altos da Glória.

O resgate exigiu cautela e planejamento. “Aguardamos o posicionamento do Corpo de Bombeiros Militares para avaliar a viabilidade de acesso ao local, principalmente para garantir a segurança da nossa equipe. Assim que os bombeiros confirmaram que o acesso era possível, nos dirigimos imediatamente até o ponto”, explicou Morgana.

O animal resgatado foi encaminhado para uma clínica veterinária para atendimentos emergenciais e cuidados específicos. Ainda não é possível determinar com exatidão o estado de saúde, somente com exames detalhados. “Ele apresenta sinais de ferimentos leves, desnutrição e desidratação, o que pode indicar um quadro de anemia. Apesar de haver ração próxima, ele não estava se alimentando nem bebendo água. Exames como raio-x serão necessários para identificar possíveis fraturas ou outros problemas mais graves”, relatou a diretora.

Com base em uma análise visual da arcada dentária e do corpo, Morgana, que é profissional veterinária, estima que ele tenha cerca de 10 anos, embora essa seja apenas uma avaliação preliminar.

Adriana Félix é protetora de animais e foi quem solicitou ajuda junto à Bem-Estar Animal para socorrer o cão. Ela acompanhou o resgate emocionada. “Não pode ser chamado de ser humano quem fez isso com ele. Olha, só porque aparenta estar velho vai jogar fora, abandonar? Como pode alguém ter um coração assim. Também, com tanta maldade que a gente vê relatada com as pessoas, imagina com os animais”, frisou.

Ao ver os encaminhamentos, ficou tranquila e pediu que dessem notícias sobre a saúde dele.

Este foi o segundo resgate realizado sob a nova gestão, que reforça o compromisso de sua diretoria com a causa animal. “Estamos trabalhando fortemente e empenhados em fortalecer as ações. Quero estar presente tanto nas ações de resgate como também na formulação e fortalecimento das políticas públicas internas. Temos muito a melhorar e pretendo acompanhar tudo de perto. Nossa missão é ajudar os animais e, sobretudo, dar suporte a quem já está nessa luta. Estarei disponível, sempre que possível, para atuar nas ruas e ouvir a população”, concluiu.

A Bem-Estar Animal reforça a importância do uso dos canais oficiais para denúncias, sendo WhatsApp (65) 99207-4318 ou 0800-647-7755, para garantir que os casos recebam a atenção e o encaminhamento corretos.

Os servidores Martin Figueiredo e Nelson Francisco do Nascimento também participaram do resgate.

CRIME

Abandono é considerado maus-tratos, portanto, é crime. Existem legislações de proteção animal em Cuiabá, como a Lei Complementar 436/2007 e a LC 14.064/2020, que tratam sobre o assunto, prevendo duras penas para os autores. A reclusão varia de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de guarda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT